Header Ads

Solenidade militar e lançamento de selo marcam as comemorações dos 50 anos da chegada do Batalhão Mauá a Araguari

Autoridades e convidados durante solenidade realizada no Palácio dos Ferroviários. Foto: Sgt. Lima
O cinquentenário da chegada a Araguari do 11º BEC-Batalhão de Engenharia de Construção – Batalhão Mauá, ocorrida em 10 de maio de 1965, foi comemorado com formatura especial da tropa da corporação e lançamento de selo alusivo ao acontecimento.

A formatura aconteceu no último dia 7, a partir da 19h, no Palácio dos Ferroviários, em solenidade aberta à participação da população que assistiu apresentação da banda e desfile dos militares da Unidade. Compareceram ao evento inúmeras autoridades, representantes de entidades de classe, ex-integrantes e amigos do Batalhão Mauá.
Como convidado especial, esteve presente Miguel Domingos Oliveira, prefeito à época da chegada da Unidade de elite do Exército Brasileiro à cidade. Também marcaram presença na solenidade o prefeito Raul Belém, o ex-prefeito Fausto Fernandes de Melo e o presidente da Câmara Municipal Giulliano Sousa Rodrigues.

A cerimônia foi presidida pelo atual comandante do Batalhão Mauá, Tenente Coronel Guilherme Langano Bernardes, que relembrou fatos da chegada e da recepção entusiasmada do povo araguarino aos integrantes da corporação. Ainda durante a leitura da Ordem do Dia, destacou inúmeros feitos e conquistas do Batalhão, relacionando suas obras de construção de ferrovias, estradas e aeroportos em Araguari e em várias partes do país.

O Batalhão Mauá foi fundado na cidade de Rio Negro, no estado do Paraná, com o nome de 2.º Batalhão Ferroviário. Sua transferência para Araguari teve como finalidade interligar Brasília ao Sistema Ferroviário Nacional. Em 1999, ajustando à nova doutrina do Exército, recebeu o nome de 11.º Batalhão de Engenharia de Construção.
Para possibilitar sua instalação em Araguari, o ex-prefeito Miguel Domingos Oliveira lembrou que a Prefeitura transferiu grandes áreas para o Exército Brasileiro, utilizadas para a construção da sede e demais instalações do Batalhão.

“Para conseguir trazê-lo, eu e minha esposa Nilcéa fomos até a cidade de Rio Negro e conseguimos convencer oficiais e civis para que Araguari recebesse a unidade. Eles não conheciam a cidade e estudavam projetos de outras localidades, como Uberlândia, Ipameri e Pires do Rio. Na seqüência desse trabalho, também fomos ao Rio de Janeiro e Brasília, onde estavam as chefias do alto comando do Exército , e os convencemos de que Araguari tinha estrutura - escolas, hospitais, saneamento básico e estrutura comercial bem diversificada - , para receber as quase mil famílias que seriam transferidas do Paraná. Deu muito trabalho, mas conseguimos e foi muito bom para Araguari. A cidade vivia uns tempos difíceis economicamente e o Batalhão deu novo impulso à economia do Município".

Miguel Domingos Oliveira disse ainda que com a doação de terreno feita pela Prefeitura foi realizada a transferência e os trabalhos de construção foram imediatamente iniciados. “Naquele ano, além do Batalhão Ferroviário a cidade começava a se destacar em sua diversidade agrícola. São atitudes como estas que aos poucos vão construindo uma nação”, ressaltou em seu discurso durante a solenidade.

Selo postal

A solenidade de lançamento do selo postal em homenagem ao cinqüentenário aconteceu no dia 8, no auditório do quartel do Batalhão Mauá, com a presença de autoridades municipais, integrantes da corporação, e representantes dos Correios.

Também foi lançado o carimbo comemorativo que irá marcar todas as correspondências postadas nos Correios de Araguari, durante o mês de maio e até o dia 6 de junho, informou o gerente da agência local, Wender Rony Brandão. Segundo ele, o selo não possui valor facial e será utilizado somente nas correspondências expedidas pelo Batalhão Mauá.

O selo é composto pelo brasão de armas Irineu Evangelista de Sousa, o Barão e Visconde de Mauá, com o formato do tradicional escudo dividido em duas partes: na superior, sobre fundo de ouro, uma locomotiva a vapor, negra, sobre trilhos da mesma cor; e na inferior em prata, um navio a vapor contra um fundo azul. Compondo a bordadura, ao redor, quatro lampiões a gás, dourados, com chama em vermelho.

A locomotiva, o navio, os postes de iluminação a gás representam alguns dos empreendimentos nos quais foi pioneiro o Visconde de Mauá, nosso patrono.
Ao fundo, a antiga Estrada de Ferro Goiás ponto de baldeação de passageiros que vinham de São Paulo com destino ao estado de Goiás, que foi restaurada para ser a sede da Prefeitura Municipal de Araguari. 

Aspecto da solenidade militar realizada dia 7 de maio no Palácio dos Ferroviários. Foto: Sgt Lima

Ex-prefeito Miguel Domingos Oliveira na ocasião da chegada dos militares à Araguari e atualmente como
convidado especial do comando do 11º Batalhão de Engenharia de Construção
Solenidade de lançamento do selo comemorativo, realizada no auditório do Batalhão Mauá.
Foto: Sgt. Lima
Miguel D. Oliveira, Tenente Coronel Bernardes e Miquéias Madalena (representantando o
Diretor Regional dos Correios.
Foto: Sgt. Lima

Tenente Coronel Bernardes, ex-prefeito Miguel D. Oliveira e jornalista Aloisio Nunes de Faria



Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.