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Homenagem à Companhia Mogyana



Vídeo apresentado no VI Seminário sobre Implantação de Trens Turísticos e Culturais, realizado na cidade de Campinas-SP, no período de 16 a 18 de julho de 2010. As imagens, que emocionaram a todos os participantes do evento, mostram fotos antigas do trecho ferroviário da extinta Companhia Mogyana de Estradas de Ferro, com início em Campinas e ponto final em Araguari.

4 comentários:

  1. Da Mogiana em Araguari não sobrou nada e a História está ameaçada, pois se encontra apenas nos arquivos cerebrais de poucas pessoas que sobrevivem ao tempo. A única Estação que representa a Mogiana está em ruinas e o poder publico de Araguari não demonstra interesse em Restaurá-la. Portanto, guarde este video, quem sabe as gerações futuras possam conhecer este período de nossa História por meio dele.

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  2. UBERLÂNDIA-MG, 19 de julho de 2010.

    Prezados Srs.,

    Me divirto com relatos de minha Mãe e meu Avô materno, "Guarda-Livros" Araguarino, com sua absoluta lucidez em seus plenos 92 anos de idade, muitos deles vividos nos trilhos entre Franca-SP, Araguari-MG e Goiânia-GO...

    Vez ou outra, deparo-me com assuntos sobre "Descascadores de ferro" - os Torneiros Mecânicos ali formados, e ainda hoje considerados como os melhores profissionais do ramo...

    Entristeço-me junto a eles, ao testemunharmos por anos a fio, tudo isso virando sucata, carcomida pela ferrugem.

    É.

    Melhor mesmo documentarmos - o que possível for - em mídia digital, para agregarmos aos nossos alfarrábios-HD ( high-definition ), nossos acervos do...

    AQUI TINHA !

    Atenciosamente,
    Janis Peters Grants.

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  3. Entrevistei um cozinheiro da Goyaz que à beira de um fogão a lenha, devido à fumaça e o calor, tinha como herói o foguista da Maria-Fumaça. Eita vida dura!

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  4. Seu Aloisio, estou vendo que o Senhor possui uma vasta clientela interessada na Mogyana, depois Fepasa, criada em 1971. Alguns sob os efeitos da saudade estão frustrados com a desídia com a preservação dos bens da antiga ferrovia, lamentando com tristeza o descaso com esse patrimônio. É bem verdade que as cidades cresceram e os novos administradores alheios a esse passado buscam atender ao clamor público pelo conforto do asfalto onde haviam as passagens dos trilhos. Isso não ocorre somente em Araguari. Por onde os trilhos da Mogyana passaram em outras cidades ficou a mesma nostalgia gravada nos nossos conterrâneos daqui. São muitas cidades como Guaranésia, Passos, São José do Rio Pardo, Guaxupé, Campinas, etc. Em todos esses lugares alguém tem histórias das locomotivas com as cores da Fepasa.Todos conhecedores das famosas locomotivas maria fumaça, N1, NP1, PP1, etc. Todos nesses lugares também buscam resgatar a história de uma vida rica que ficou sufocada pelo progresso e o crescimento das cidades. Esse encontro em Campinas é tudo o que precisava para reunir as pessoas que não ficam somente reclamando. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Aliás, era em Campinas, onde havia o que os ferroviários denominavam de entroncamento ou ramal Campinas/Araguari. Lá também temos aliados para a elaboração de planejamento de turismo e o problema não é de dinheiro é de determinação e bons projetos e depois desse estudo talvez alguém chegue à conclusão de que esse empreendimento é muito caro e o turismo mais demandado sejam os passeios ecológicos e lazer em represas, etc., ou seja, em vez de trilhos agora trilhas pelas matas...

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