Antônio Trajano recebe o Prêmio Mérito Empresarial 2012
. |
Por indicação da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Araguari – ACIA, o empresário Antônio Trajano vai receber o “Mérito Empresarial 2012”, anualmente conferido a personalidades e empresários do ano, indicados pelas federadas da Federaminas - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais. O evento, marcado para a noite do dia 9, integra a programação do XV Congresso das Associações Comerciais e Empresariais, que acontece entre os dias 08 e 10 de novembro em Araxá (MG).
Para a indicação de Trajano como Empresário do Ano a ACIA considerou vários aspectos, com destaque para o seu arrojo e espírito e empreendedor. “São características marcantes do Trajano, que lhe permitiram investir, ampliar e modernizar seus negócios. A sua empresa é sólida, promissora e uma das melhores do gênero no Brasil. É um empresário de grande visão. Sem dúvidas a homenagem é merecida”, destaca Silvio Presley, presidente da ACIA.
Para Trajano a indicação e a outorga do Mérito têm significados especiais. “A indicação, por si só, já é motivo de muito orgulho. Receber o Mérito da Federaminas é uma grande honra. Acho que isto traduz o reconhecimento do nosso trabalho, de toda a nossa equipe, com quem compartilho este Mérito”, comenta o homenageado, que tem Araguari como a cidade do coração.
A solenidade do Mérito Empresarial 2012 deve reunir cerca de 1,3 mil pessoas de todas as regiões do estado, dentre autoridades, homenageados e convidados. O grande evento acontece no Centro de Convenções do Tauá – Grande Hotel e Termas de Araxá, local que também sediará o XV Congresso, que contará com importantes palestras proferidas por grandes nomes, dentre eles: Fernando Pimentel, ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Carlos Wizard, professor e empresário, Danuza Leão, jornalista e escritora, e Germano Rigoto, ex-governador do Rio Grande do Sul, presidente do Instituto Reformar de Estudos Políticos e Tributários e comentarista econômico da Rádio Band News.
Sobre o homenageado.
“Sofri muito com o desemprego e decidi buscar outras cidades onde pudesse trabalhar”. Foi por este motivo que nos anos 70, Antônio Trajano deixou o nordeste e sua família: o pai Arlindo, a mãe Isaura e oito irmãos. Consigo carregava o sonho de prosperar e a promessa de proporcionar muitos empregos. E isto se concretizou em Araguari, onde veio a passeio, se apaixonou, se casou, e, em 1989, montou a sua fábrica de roupas masculinas, no fundo de sua casa. Na produção, ele, a esposa Marize e os irmãos Francisco e José Trajano. Assim surgia a fábrica e a marca Di Trajan, cujos produtos passaram a ser comercializados em uma pequena loja na Rua Brasil Accyoli.
Um ano depois adquiriu uma fábrica em São Paulo e a transferiu para cá, e com ela clientes de grandes marcas. Foi um salto em seus negócios, segmentados na moda de camisaria. A alta qualidade atraiu novos e potenciais clientes. Para atender a demanda atacadista investiu pesado em máquinas, mão-de-obra e qualificação. Atualmente sua fábrica está instalada no Bairro Paraíso, numa área de 5.4 mil m², doados pelo então prefeito Marcos Alvim. As peças que produz recebem etiquetas de marcas renomadas, contudo reserva uma parte para a sua própria marca exposta e comercializada em sua loja, Di Trajan, localizada na Praça Manoel Bonito.
Trajano planeja expandir seus negócios que atualmente geram mais de 230 empregos diretos e 500 indiretos. “Pretendemos expandir pois a demanda por nossas peças é muito grande e para 2013 queremos confeccionar calças social e esporte”, revela o empresário, cujo sonho é fazer de Araguari um pólo de moda. “Queremos ver Araguari produzindo em grande escala, fornecendo para o Brasil todo. Existem parceiros e esperamos receber do poder público o apoio necessário para que isto seja realidade dentro de uns cinco anos”, afirma confiante.
O segredo do sucesso Trajano credita à soma de muito trabalho, determinação e à qualidade diferenciada de seus produtos. “Tanto é que chamamos a atenção de grandes marcas, clientes exigentes, que aprovam nossos produtos”, arremata o empresário.
Aspectos gerais da fábrica DiTrajan
Fotos: Divulgação/ ACIA
Fonte: Leilamar Costa, da Assessoria de Comunicação da ACIA
Tive o prazer de conhecer o Trajano quando encomendei uma peça de roupa, quando conheci a oficina no andar superior da Loja que funciona na Praça Manoel Bonito. Depois disso, fiquei sabendo que alguns amigos de Brasília quando chegavam na cidade no sábado e ficavam hospedados no hotel ao lado, sempre compram roupas na loja dele. São roupas de excelente qualidade, preço padrão e atendimento especial por vendedoras conhecedoras do ramo (e bonitas).
ResponderExcluir