Header Ads

Araguari representada em seminário sobre ferrovias


Estou em Campinas (foto), cidade paulista a cerca de 90 quilometros da capital São Paulo. Vim até aqui para participar do VI Seminário sobre Implantação de Trens Turísticos e Culturais que acontece de hoje até domingo (18), na Estação Guanabara.

Cheguei na madrugada desta sexta-feira acompanhado do geógrafo Alexandre Jairo Campos de Souza, membro do Conselho do Patrimônio Histórico de Araguari e servidor municipal lotado na Fundação Araguarina de Educação e Cultura, onde somos colegas de trabalho. Nosso objetivo ao participar do seminário é obter mais informações, conhecimento e experiencia, bem como fazer contatos com autoridades do setor, para nos tornar mais capacitados e melhor servir a gestão do rico acervo ferroviário que possuimos em Araguari.

Leia abaixo reportagem completa do primeiro dia do evento, escrita pelo jornalista Márcio Souza, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Campinas:

Discutir a importância da preservação ferroviária no País e despertar o interesse na reativação de malhas que possam ser utilizadas como atrações turísticas. Estes foram os principais temas de discussão durante a abertura, nesta sexta-feira, dia 16 de julho, do VI Seminário sobre Implantação de Trens Turísticos e Culturais, realizado na Estação Guanabara, em Campinas.

Com a presença de um público de diversas regiões do País e do interior do Estado de São Paulo, o evento foi aberto pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos. Também participaram da abertura o vice-prefeito da cidade, Demétrio Vilagra; o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), Sérgio Torrecillas; o secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Rui Rabelo; o presidente do Movimento de Preservação Ferroviária (MPF), Victor José Ferreira; e representantes da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC).

Dr. Hélio destacou a importância da realização do Seminário no Município. “Campinas tem uma relação histórica com o desenvolvimento ferroviário brasileiro e ter um seminário nacional dessa natureza, num momento de assinatura do Edital do Trem de Alta Velocidade e de novidades sobre a Maria Fumaça, é motivo de muito orgulho para a cidade”, afirmou.

Nesta semana, o Governo Federal assinou o Edital do leilão de concessão do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Também nesta semana, a Prefeitura divulgou a homologação da Concorrência para execução de obras de infraestrutura ferroviária para ampliação da maria-fumaça - trecho da Estação Anhumas até a Praça Arautos da Paz -, que passará por dentro do Parque Yasser Arafat que será inaugurado no final deste mês.

Este é o sexto Seminário sobre trens turísticos no País; e o segundo realizado em Campinas. “O sucesso do evento anterior, que aconteceu em 2009, credenciou a cidade para a realização de mais este encontro. É um espaço importante de trocas de experiências entre cidades que já possuem trens turísticos; e, também, como fonte de informação para as que planejam implantar a atração”, revelou o secretário Sérgio Torrecillas.

O seminário sobre Trens Turísticos recebeu 180 inscrições.

Participam do encontro, além de representantes do Distrito Federal, de estados como Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O seminário segue até o próximo domingo, 18.


Grupo de trabalho

A primeira mesa de trabalho do VI Seminário sobre Implantação de Trens Turísticos e Culturais foi sobre Patrimônio Histórico e Cultural. Participaram da discussão Luiz Eduardo Lira Rezende, representante da Secretaria do Patrimônio da União (SPU); José Rodrigues Cavalcanti Neto, coordenador de Patrimônio Ferroviário do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); e o presidente do Movimento de Preservação Ferroviária (MPF), Victor José Ferreira.

Durante as exposições foi apresentada a “Cartilha de Orientação para a Proposição de Projetos de Trens Turísticos e Culturais”, elaborada pelo Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br). A Cartilha busca acelerar os trâmites necessários para a aprovação de projetos de implantação de Trens Turísticos.

Também foram reveladas as atividades do Grupo de Trabalho de Turismo Ferroviário, criado pela Portaria nº 18 do Ministério do Turismo, de 25 de fevereiro de 2010. O Grupo tem o objetivo de desenvolver políticas de fomento ao turismo ferroviário no País, com a finalidade de recuperação, requalificação e preservação dos trechos em atividade ou desativados.

Pátio da Estação Guanabara, local do evento

Em primeiro plano, o geógrafo Alexandre Campos, servidor municipal lotado na Divisão de Patrimônio Histórico da Fundação Araguarina de Educação e Cultura

Confira a programação de sábado e domingo:

Dia 17/07 – sábado


8h30 - 9h30 – Trens Turísticos e Culturais – Novos Projetos – Estrada de Ferro Mauá
Helio Suêvo Rodriguez, Assessor da Valec Engenharia e Construções Ferroviárias; E.F. Príncipe do Grão Pará / Expresso Imperial: João Pedro, Deputado Estadual, Presidente da Comissão de Turismo da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

9h30 - 10h30 - Trens Turísticos e Culturais e Trens de Passageiros - Projetos da CPTM
João Paulo de Jesus Lopes, Secretário Adjunto de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo

11h - 12h - Políticas Públicas de Marketing de Turismo Ferroviário
Luiz Renato Ignarra, Gerente de Planejamento e Pesquisa da Empresa Paulista de Turismo e Eventos (TUR/SP)

14h - 16h - Trens Turísticos e Culturais - Projetos
CFVV - Circuito Ferroviário do Vale Verde (Cesar Mori, Coordenador do CFVV - Lavras/MG); O Trem de Santa Maria (Vania Oliveira Antunes, Superintendente de Produção da Secretaria de Turismo de Santa Maria/RS); O Trem de Guararema (Sandra Olivieri, Secretária de Projetos da Prefeitura de Guararema/SP); O Trem de São Carlos (Ana Lúcia Cerávolo, Presidente da Fundação Pró-Memória de São Carlos/SP)

16h30 - 17h30 - Trens Turísticos e Culturais - Normas e Procedimentos para Autorização da ANTT
Ronaldo Cabral Magalhães, Superintendente Executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

17h30 - 18h30 - Trens Turísticos e Culturais - Elaboração de Projetos e Captação de Recursos
Antonio Pastori, Conselheiro do MPF

Dia 18/07 – domingo

Visita Técnica - Viagem no Trem da E. F. Campinas - Jaguariúna / ABPF
9h - Saída em ônibus especiais do CIS / Guanabara
10h - Embarque na Estação de Anhumas
13h - Retorno do passeio de trem

3 comentários:

  1. Não deixa de ser uma ótima prestação de contas afinal muitos funcionários públicos ganham diárias sem nunca sair do local de origem.

    ResponderExcluir
  2. UBERLÂNDIA-MG, 18 de julho de 2010.

    Prezados Srs.,

    Em tempos de Trem-Bala entre RJ, Aparecida, SP ...

    Por aqui, no futuro distante, uma premonição - Trem-bala perdido - Expresso BBB:

    Beraba, Berlândia e ...

    Brasília. Sem escalas!

    Atenciosamente,
    Janis Peters Grants.

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.