Um trem nos trilhos da cultura e do turismo
Como o frequentador do blog leu em postagem anterior, estive em Campinas - SP, nos dias 16, 17 e 18 do corrente mês, para participar do VI Seminário sobre Implantação de Trens TurÃsticos e Culturais. Lá, tive o prazer de conhecer a experiência do trem turÃstico puxado por maria-fumaça, que percorre o trecho da Estação Anhumas, localizada naquele municÃpio, à cidade de Jaguariúna-SP, numa extensão de 24,5 quilômetros. Fiquei impressionado com o empreendimento, que incentiva o turismo cultural e movimenta a economia de Jaguariúna, uma cidade do leste paulista com pouco mais de 35 mil habitantes.
Do passeio realizado neste domingo (18), cerca de 700 pessoas viajaram em 14 carros (dizem por lá que o termo vagão só é empregado para denominar os veÃculos dos trens de carga) da composição ferroviária. Os passageiros eram de diversas cidades do PaÃs e, inclusive, do exterior. O ingresso (a passagem) à viagem no trem custa R$ 50,00 para adultos e R$ 25,00 para crianças e pessoas da terceira idade, bem como aos portadores de necessidades especiais. Maquinistas, agentes de bordo, enfim a equipe de ferroviários que dirigem o trem, realizam o trabalho em regime de voluntariado.
Na Estação Anhumas, local de partida do trem encontra-se o Museu Dinâmico Viação Férrea Campinas - Jaguariúna, uma excelente opção de lazer cultural. O trem passa pelas estações de Pedro Américo, Tanquinho, Desembargador Furtado, Carlos Gomes, todas construÃdas em meados de 1920, até chegar em Jaguariúna. O tempo de viagem é de 3h30, entre ida e volta, oferecendo um cenário deslumbrante para aqueles que apreciam a natureza. Além da paisagem, os passageiros são levados por guias turÃsticos a conhecer a história desta antiga ferrovia, por onde escoava a produção de café do fim do século XIX e que foi recentemente restaurada.
No ponto final do passeio (são três aos domingos), na Estação de Jaguariúna, acontecem várias atividades, como shows artÃsticos, feira gastronômica, exposição de carros antigos e de artesanato regional, entre outras. Depois de quase uma hora e meia de viagem, na chegada a nossa caravana foi recebida com música, aplausos e por um grupo de recepcionitas da Secretaria de Turismo de Jaguariúna, integrados por jovens trajados com roupas tÃpicas da região.
Entre outras atrações que aconteciam naquele momento, ouvimos um Elvis Presley couver soltando voz afinada numa caprichada "Love Me Tender", e encontramos o ator Carlos Miranda, do seriado "Vigilante Rodoviário", à sombra de uma barraca instalada perto dos carros antigos em exposição. Com a farda que o fez conhecido no Brasil inteiro através da televisão e do cinema e, ao lado de seu Simca Chambord, o agora Tenente-Coronel da reserva da PolÃcia Rodoviária Estadual de São Paulo, onde ingressou depois que a série foi encerrada, autografava e se fotografava para turistas. Uma atração à parte para todas as idades, sem dúvida.
A Estação de Jaguariúna, em amplo espaço, oferece ao visitante uma estrutura completa para atender o turista, com bar, restaurante de boa qualidade, praça de alimentação, museu ferroviário e um setor de informações turÃsticas sobre a região, mantido pela prefeitura municipal.
Araguari tem possibilidade de potencializar investimentos entre o Palácio dos Ferroviários e a Estação da Stevenson, bem como a ligação entre o Palácio dos Ferroviários e a Estação de Amanhece numa rota para o trem turÃstico, resgatando a memória da Estrada de Ferro Mogiana e Estrada de Ferro Goiás.Além disso restaurar e urbanizar os trilhos remanescentes para passeios curtos entre o Palácio dos Ferroviários e o Batalhão Mauá. Dinheiro tem (Ministério do Turismo), a Maria Fumaça, o vagão dormitório, de passageiros e o de restaurante, também temos, o que falta? Apenas vontade polÃtica e visão empreendedora de nossos governantes.
ResponderExcluirTurismo e cultura faltam no meu cardápio...
ResponderExcluirAraguari receberia pessoas de todo o Triângulo Mineiro e região se tivesse o passeio de Trem como o de Campinas até Jaguariúna. Araguari possui uma das mas mais belas ferroviárias do Brasil.
ResponderExcluirO trem turÃstico é uma idéia viável. Pode trazer progresso, atraindo turistas e divisas para a cidade.
ResponderExcluirO problema é um só: enfiar isso na cabeça das "otoridades" araguarinas. Se, de uma lado, temos pessoas capazes de compreender a importância do tema, como o AloÃsio; de outro, temos "administradores", como o Prefeito, destruindo o acervo ferroviário.
Infelizmente, acredito que uma máxima do futebol é aplicável à nossa cidade: destruir é mais fácil que construir. Tomara que eu esteja errado, mas já estamos no segundo tempo e o time dos destruidores vai ganhando de goleada.