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MGO Rodovias contrata empréstimo com a Caixa Federal para obras na BR-050

A Concessionária de Rodovias Minas Gerais Goiás S.A. – MGO Rodovias e a Superintendência Regional Triângulo Mineiro da CAIXA (MG) assinam nesta segunda-feira, dia 16, contrato de empréstimo-ponte de R$ 190 milhões, recurso destinado à execução das obras de ampliação de capacidade e melhorias na BR-050, implantação de tecnologia rodoviária, instalações e equipamentos operacionais.

Trecho da BR-050 onde será instalado a praça de pedágio.
Foto: Jornal Correio de Araguari
Os R$ 190 milhões financiados pela Caixa somam-se aos R$ 95,8 milhões do contrato de empréstimo-ponte firmado com o BNDES em 24 de maio, totalizando R$ 285,8 milhões. Esses financiamentos, que representam 30% do financiamento de longo prazo de R$ 952 milhões (equivalentes a 70% do volume de investimentos dos cinco primeiros anos), têm como objetivo agilizar os investimentos enquanto o empréstimo de longo prazo é analisado e estruturado pelos bancos. A liberação dos dois empréstimos-ponte acontecerá após a apresentação pela concessionária da documentação prevista nos contratos e a fiança bancária, que é a garantia para liberação.

A MGO Rodovias assinou contrato de concessão de 30 anos com a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres em 5 de dezembro de 2013 e, a partir de 8 de janeiro, assumiu a responsabilidade pela administração, recuperação, conservação, manutenção, ampliação e operação da BR-050 (GO/MG), no trecho de 436,6 quilômetros que começa no entroncamento com a BR-040, em Cristalina (GO), e se estende até a divisa de Minas Gerais com São Paulo, no munícipio de Delta. Em sua extensão, abrange 9 municípios, sendo 5 em Goiás (Cristalina, Ipameri, Campo Alegre de Goiás, Catalão e Cumari) e 4 em Minas Gerais (Araguari, Uberlândia, Uberaba e Delta).

Em 30 anos de concessão, a MGO Rodovias vai investir R$ 3 bilhões na BR-050. Desse total, R$ 2,38 bilhões destinam-se a intervenções estruturais no pavimento e melhorias funcionais e operacionais e R$ 650 milhões especificamente para duplicações. Já nos 5 primeiros anos serão R$ 1,36 bilhões em investimentos e, ainda neste ano, a concessionária investirá R$ 370 milhões.

Muitas das principais obras serão concluídas até o final do 5º ano de concessão. A duplicação de 218,5 quilômetros da rodovia é a maior delas, sendo que 10% desse total (cerca de 22 quilômetros) estarão prontos em no máximo 18 meses.

Simultaneamente à duplicação, a MGO Rodovias implantará 30 interseções (dentre elas um trevo e cinco retornos operacionais); 7 passarelas e 8 melhorias em acessos.

A concessionária estima que serão gerados 2 mil empregos temporários indiretos durante a execução das obras e para a operação da rodovia terá  um quadro permanente de 900 funcionários.

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