Header Ads

Censo 2010: a hora da verdade para Araguari

A partir desta segunda-feira (2), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai a campo realizar o mais completo mapeamento do país. O censo 2010 visitará 58 milhões de domicílios espalhados pelos 5.565 municípios para atualizar dados relativos a temas como renda, família, educação, trabalho, raça e religião.

Em Araguari, vão atuar na coleta de dados 90 recenseadores, selecionados e treinados pelo instituto. De acordo com o IBGE, todas as residências do município, que foi dividido em 133 setores, serão visitadas, com aplicação de questionários simplificados ou completos – este último, executado em 10% dos domicílios.

Os dados mais recentes do IBGE são de julho de 2009, quando foi realizada a estimativa anual da população brasileira para cálculo das cotas do Fundo de Participação dos Estados e Municípios e para áreas propostas para constituição de novos municípios e distritos, bem como dos municípios já existentes que alterem seus limites, em atendimento a dispositivos legais.

Naquele ano, o IBGE registrou para Araguari 111.095 habitantes. O resultado é bastante contestado até hoje por diversos seguimentos da sociedade, que acreditam que a cidade pode ter uma população bem maior em face do ritmo de crescimento verificado na última década. Por isso, há um sentimento comum na cidade para a fiscalização do recenseamento, e um alerta das autoridades locais para a população abrir as portas de suas residências com informações precisas à coleta de dados.

O prazo para o encerramento do Censo 2010 é de 100 dias e os resultados serão conhecidos em 2011.

Importância

Os censos populacionais produzem informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimento, sejam eles provenientes da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo, e constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.

Eles são realizados a cada dez anos, mas traça um diagnóstico da população a partir de informações como características do domicílio, sexo, idade, cor, raça, etnia (no caso de indígenas), religião, deficiência física, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimentos, mortalidade e fecundidade das mulheres. Este ano, o censo traz algumas novidades, como o levantamento de dados da emigração internacional e união de pessoas do mesmo sexo.

O primeiro Censo Demográfico do século 21, que será totalmente informatizado, com o uso de 220 mil computadores de mão (PDA), já é considerado a maior operação coletiva realizada no país, com um exército de 230 mil profissionais percorrendo todos os domicílios do país. Seu objetivo é alcançar a “fotografia” mais nítida possível do Brasil, cujas realidades atuais dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.

2 comentários:

  1. Censo é uma coisa muito séria e, em meus cinquenta anos de vida, jamais fui entrevistado pelo IBGE. Em compensação minha esposa já foi recenseadora.

    ResponderExcluir
  2. O meu caso é idêntico ao do amigo Aristeu. Nunca fui entrevistado pelo IBGE. Gostaria de saber quantos recenseadores são de nossa cidade, e quantos são de Uberlândia?

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.