Header Ads

Agosto do desgosto e do cachorro louco

Agosto, mês do desgosto. Agosto, mês do cachorro louco.
Desde criança ouvimos essas definições, tiradas não sabemos de onde.
Eu particularmente não ligava muito para nenhuma delas, até ir atrás de informações para redigir este texto. E na minha busca pela internet descobri que tem muita gente que se dedica a pesquisar e a escrever sobre o assunto. É o caso por exemplo do jornalista Alexandre Ciszewski e do escritor pernambucano Mário Souto Maior (1920-2001), autor do "Dicionário dos Palavrão e termos afins".

Para Souto Maior o mês de agosto, assim como as supertições que rodam a sexta-feira e o número 13, é um mês que o mundo todo muito teme e muito respeita por ser azarado. Mas, por que, como e quando agosto começou a ser um mês azarento é que ninguém sabe explicar, escreveu ele no conto "Agosto Desgosto" de seu livro "Folclore Quase Sempre" (Editora Grumete Edições - 1986).

De acordo com ele, "a verdade é que a crença popular de que agosto é o mês de desgosto não é somente um ditado popular que rima; é, também, uma superstição internacional de grande aceitação entre nós, principalmente na zona rural do país, destacando-se, de modo muito particular, em todo o Nordeste, onde o processo de colonização foi homiogeneamente português".

Já Ciszewski, em artigo publicado no portal IG, encontrou justificativa para a crença do mês de agosto ser o mês do cahorro louco. Segundo ele, umas das explicações é que no período de agosto a concentração de cadelas no cio aumenta muito devido às condições climáticas. E quando as cadelas entram no cio, os cachorros “ficam loucos” e brigam para ter a fêmea. E a briga faz com que a raiva, doença transmitida pela saliva do animal, se espalhe mais. "Por isso 'Cachorro Louco'", afirma.

O argumento é compartilhado pela jornalista Vininha F, Carvalho, ambientalista e ativista pelo bem estar dos animasi. Segundo ela,que é com o ditado "Agosto... mês do cachorro louco" é que muitas pessoas são alertadas sobre o perigo que a raiva representa para a saúde da população.

Em artigo publicado no site do Kennel Club, ela afirma que embora o contágio possa acontecer durante todo o ano, é neste período que ocorre uma grande concentração de cadelas no cio em decorrência de condições climáticas, onde o aumento de luminosidade nesta época do ano, ativa sexualmente todos os mamíferos. "Em função disso há uma maior aproximação e promiscuidade entre os animais propiciando a transmissão do vírus", disse. Por isso, afirma ela, agosto também é o mês da vacinação dos animais, além dos cães e os gatos, principais transmissores da raiva para os seres humanos.

Portanto, se não se convenceu com os argumentos apresentados pelos autores dos textos pesquisados por mim, mande as surpetições embora para longe. Mas, para evitar o desgosto, ao menos dê atenção ao alerta para a vacinação dos animais contra a raiva, doença que faz vítimas no Brasil em todas as épocas do ano, em especial no agosto do cachorro louco.

Veja a seguir alguns fatos históricos que marcaram o mês de agosto:

- A Primeira Guerra Mundial começou no dia 1º de agosto de 1914;

- As cidades de Hiroshima e Nagasaki foram atacadas pelos norte-americanos com bombas atômicas nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, o que resultou na morte de mais de 200 mil pessoas e no fim da 2ª Guerra Mundial;

- Getúlio Vargas se matou no dia 24 de agosto de 1954;

- O Muro de Berlim, que dividiu a Alemanha em duas, começou a ser construído no dia 13 de agosto de 1961;

- No dia 12 de agosto de 1968 os católicos e protestantes da Irlanda do Norte começaram a se matar, tudo em nome de Deus;

- Juscelino Kubitscheck morreu num acidente de carro no dia 22 de agosto de 1976.

Curiosidades

- O nome do mês de agosto foi uma homenagem que o imperador César Augusto fez a si mesmo (em latim: Augustus);

- Você sabia que as mulheres portuguesas evitavam se casar no mês de agosto? Isso porque essa era a época em que os navios de expedição saíam para explorar novas terras, e junto com eles os maridos das moças;

- Já na Alemanha, o mês de agosto é o mês das noivas (será que o casamento dá certo?);

- Uma superstição na Argentina diz que lavar a cabeça no mês de agosto não é aconselhável. A pessoa que lava a cabeça nesse mês está atraindo a morte!

O que é comemorado no Brasil durante o mês:

Dia do Advogado
Dia da Televisão
Dia do Economista
Dia da Informática
Dia da Habitação
Dia do Folclore
Dia do Maçom
Dia do Soldado
Dia do Psicólogo
Dia do Nutricionista
Dia do Garçom

2 comentários:

  1. Meu pai faleceu a três de agosto e pra mim isto apenas basta pra desqualificar tal mês.

    ResponderExcluir
  2. As superstições ficam a gosto de cada um...
    Será que é por isso que Araguari (28 de agosto de 1888) não vai para frente?

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.