Header Ads

"Respira Araguari"

A coordenadora do viveiro, Alessandra Pena faz a doação para o coordenador do projeto Luiz Claudio Costa (clique para ampliar)CCBE doa 1500 mudas para prefeitura de Araguari

De Janaína Moura / Comunicação CCBE - O Consórcio Capim Branco Energia (CCBE) doou 1500 mudas de árvores nativas do Cerrado para a Secretaria de Meio de Ambiente de Araguari. A doação foi realizada no dia 26 de junho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) (antiga Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia).

As mudas serão destinadas ao projeto “Respira Araguari”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente. O projeto realiza ações de educação ambiental com o intuito de conscientizar acerca da importância de se preservar o meio ambiente, bem como revitalizar áreas poluídas e degradadas.

Para a doação realizada pelo CCBE, o projeto prevê a distribuição de mudas para arborização na área urbana; na zona rural do município o destino é a recuperação de áreas desmatadas e degradadas. Além disso, o projeto estabeleceu uma parceria com o Ministério Público e realiza doações de mudas demandadas pelo órgão.

De acordo com o coordenador do projeto, Luiz Cláudio Pereira da Costa, as mudas doadas pelo CCBE contribuirão para o desenvolvimento do município na adoção de práticas sustentáveis. “Ao ampliar a arborização do município, melhora-se a qualidade de vida da população”, afirma o coordernador.

Recomposição Vegetal

A produção das mudas nativas do Cerrado é um subsídio ao Programa de Recomposição Vegetal - iniciado em 2005 - que integra o Plano de Controle Ambiental (PCA) do CCBE. As mudas para o plantio são produzidas a partir de outros dois programas ambientais realizados pelo CCBE: o Salvamento de Germoplasma e a Produção de Mudas em Viveiro instalado na sede do IFTM.

Segundo a coordenadora do viveiro, Alessandra Gomes Pena, até o presente momento foram produzidas mudas de 70 espécies nativas da região. De acordo com a disponibilidade de sementes no campo, são produzidas por ano 220 mil mudas de 30 a 40 espécies. As mudas têm como destino recompor a vegetação da mata ciliar em torno dos reservatórios das usinas Amador Aguiar I e II, assegurando a proteção do solo, a preservação dos recursos hídricos e do bioma da região. Além disso, parte da produção é designada à projetos de educação ambiental de Uberlândia e Araguari.

2 comentários:

  1. Mesmo que não melhore pra população valeu pelos passarinhos....

    ResponderExcluir
  2. Para que a natureza seja preservada e respeitada é preciso primeiramente que se recorra à educação. Certa vez o Pref. Zaire Rezende realizou o plantio de 1.500 mudas de árvores de todas as espécies em Uberlândia. Adivinhem se o projeto floresceu? Nada disso... Os vândalos fizeram questão de por tudo abaixo. Triste, né?????

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.