Header Ads

Batalhão Mauá: 72 anos nas estradas do Brasil

Sede do 11.º Batalhão de Engenharia de Costrução em Araguari, Minas Gerais (clique para ampliar)O 11.º Batalhão de Engenharia de Construção - Batalhão Mauá completa hoje 72 anos de criação. Considerado unidade de elite do Exército Brasileiro, o Batalhão Mauá começou a sua trajetória de constução de estradas na cidade de Rio Negro-PR, com a missão de ligar o sul do país aos grandes centros.

Ainda como 2.º Batalhão Ferroviário, sua primeira designação, chegou a Araguari em 10 de maio de 1965, com o objetivo de construir o trecho ferroviário Uberlândia-Araguari-Pires do Rio e a construção de trabalhos complementares da infra-estrutura e da superestrutura no trecho ferroviário Pires do Rio-Brasília, ligando Araguari à capital federal.

As obras terminaram em abril de 1968, com a chegada do primeiro trem em Brasília, para as comemorações do 8.º aniversário da cidade.

Cumprida a missão o Batalhão Mauá continuou com a sua sede em Araguari. Daqui contrata e administra a execução de obras de engenharia de construção, reforma e ampliação de trechos estradas, ferrovias e aeroportos por todo o Brasil, bem como se dedica à formação de jovens que todos os anos ingressam em suas fileiras para a prestação do serviço militar.

Para Araguari, que nesta data se integra às comemorações da família Mauá pela passagem de mais um aniversário, o Batalhão Mauá é motivo de orgulho para todos os cidadãos que aqui residem, além de se constituir em fator de progresso e desenvolvimento para toda a cidade.

Vida longa ao 11.º BEC - Batalhão Mauá. Araguari e sua gente agradecem.



A chegada do trem pioneiro a Brasília, em 21 de abril de 1968 [Foto: Novas construções ferroviárias compensam os ramais erradicados, revista "Refesa", Nov-Dez 1968, p. 26.Acervo: José Emílio Buzelin (SPMT) / Pesquisa e digitalização: Chris R.]


Coronel André Luiz Stangl Risse, atual Comandante do glorioso 11.º Batalhão de Engenharia de Construção (Foto: Fabryne Obalhe/Gazeta do Triângulo)

2 comentários:

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.