Header Ads

Colégio Sagrado Coração de Jesus: um marco na história da educação em Araguari



O Colégio Berlaar Sagrado Coração de Jesus foi fundado em Araguari pela Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria, de Berlaar, na Bélgica, radicada no Brasil desde 1907, chegando na cidade em 1918, com a finalidade de fundar um estabelecimento de ensino para atendimento em regime de externato, internato e semi-internato às crianças e jovens do sexo feminino.





As Irmãs chegaram a Araguari por determinação da Congregação das Irmãs de Berlaar, que se dispuseram a atender um pedido do Padre Manuel Fleury Curado, jovem sacerdote, recém ordenado em Roma. Depois de muitas solicitações atendidas, adaptaram uma casa na Avenida Boa Vista, hoje, Joaquim Aníbal. Naquele ponto, onde se ergue um magnífico prédio, começou a existir, em situação bastante precária, porém favorável, o atual Colégio Sagrado Coração de Jesus. Era no dia 14 de abril de 1919, data oficial de sua fundação.

Além do ensino fundamental, que marcou de forma significativa a trajetória histórica do colégio, outro fator merece ser mencionado – o fator econômico. Na época de sua fundação, entre as décadas de 20 e 70, Araguari representava um ótimo potencial econômico. Esta pujança econômica atraiu estudantes das regiões vizinhas do triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Goiás, o que fundamentalmente contribuiu para seu crescimento e conseqüente expansão do ensino na região, bem como a influência exercida no âmbito de formação moral, social e política de parte da elite presente nesta região.

À frente do grupo religioso, esteve sempre a Madre Maria Blandina, até seu falecimento, em 10 de junho de 1969. Com o esforço e dedicação das jovens missionárias, o Colégio tornou-se em pouco tempo, o único estabelecimento de ensino que abrangia uma grande população escolar, não somente de alunas da cidade, mas de todas as localidades vizinhas. O colégio foi o primeiro estabelecimento de ensino a receber oficialmente, autorização para ministrar o ensino normal para formação de professoras, em 1930, por Decreto de Lei do Governo do Estado. Anos depois, foi instalado o reconhecido curso ginasial e, posteriormente, o curso comercial, nas modalidades de Contabilidade e Secretariado. De lá pra cá o Colégio foi se adaptando às mudanças que os tempos impõem. O sistema de internato se extinguiu e desde a década de 70, meninos e meninas freqüentam o Colégio. “Hoje notamos muita diferença na evolução da época, de como as crianças são com suas famílias e na escola. Não faz sentido ter hoje a exigência que se tinha no passado. Hoje se tem mais abertura, mas procura-se manter uma disciplina. Trabalhamos muito na questão dos valores, de mantê-los, inclusive, com a cultura”, diz Irmã Tarcisiana, uma das administradoras do Colégio, juntamente com as Irmãs Lígia e Maria José e o Padre Adão.

Quem visita o imenso prédio do Colégio Sagrado Coração de Jesus tem a sensação de passar por uma viagem no tempo. Sua estrutura é perfeitamente conservada e bem cuidada. São dezenas de salas de aulas que abrigam os mais de 500 alunos que lá estudam. Na hora do recreio, crianças brincam no parquinho situado no belo jardim ao som das maritacas que ali vivem. Outras ficam próximas à gruta, uma obra perfeita, construída em 1926, enquanto garotinhos do primário ensaiam a coreografia de final de ano no belíssimo auditório do Colégio, onde também existe a linda capela em que se celebram missas três vezes por semana. “É muito gratificante poder participar da história deste Colégio e dos alunos que por aqui passam. Ao mesmo tempo se torna uma grande responsabilidade. Hoje temos uma equipe de colaboradores, que são os coordenadores e professores, que diariamente têm o contato direto com os alunos”, ressalta a Irmã Tarcisiana.

Com seus 9.200m2 de área construída, o Colégio Sagrado Coração de Jesus assume na cidade de Araguari a postura, desde sua fundação, de “gigante” da educação básica, ensino fundamental e ensino médio.

Colégio Sagrado Coração de Jesus na década de 50

Quarto das internas na década de 40


Gruta construída em 1929

Sala de aula na década de 40

Capela

8 comentários:

  1. Eu faço parte dessa história

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que saudades do colégio!!!
    Um beijo a todas as irmãs citadas!
    Parabéns pelo sucesso!!

    ResponderExcluir
  3. eu tenho orgulho de ser uma aluna do coc de araguari beijos para todos os meus professores e amigos abraços de uma aluna

    ResponderExcluir
  4. Nossa, fui aluna desse MA RA VI LHO SO Colégio entre 1977 e 1982. Tenho muitas saudades....Ainda volto para fazer uma visita...
    Abç a todos
    Maristela Marques Cardozo

    ResponderExcluir
  5. Uma Araguarina Nata,
    Nos Araguarinos temos um grande orgulho por este Colegio por fazer parte da Hitória da Cidade ,é um belissimo Patrimonio Histórico
    Que Deus abençõe as Irmãs que ainda faz parte e estão vivas para manter a historia da trajetória das Irmãs que vieram para cá .

    ResponderExcluir
  6. Meu sonho era estudar aí, mas meu pai não podia pagar. Ele era marcineiro e sempre consertava as carteiras no final do período letivo. Mas, iniciei o primário na escolinha que tinha em frente e que era mantida pelas irmãs e era gratuita. Íamos sempre à missa na capela. Bons tempos que tenho saudades.

    ResponderExcluir
  7. Maria de Lourdes Sebba Roder25 de março de 2013 às 01:37:00 BRT

    Quantas lembranças!!... Eu e minhas irmãs estudamos neste maravilhoso colégio como internas. Foi um dos melhores momentos de minha vida. Foram 4 anos de muita felicidade. A minha base educacional veio do meu aprendizado das aulas que tive aí.O Colégio Sagrado Coração de Jesus faz parte de minha história e de minhas irmãs também. Que saudade!

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.