Header Ads

Fundado em Araguari o Instituto Oswaldo Pieruccetti

O Instituto Oswaldo Pierucceti (IOP), fundado no último sábado, 15, em Araguari, tem como objetivos incentivar e colaborar financeiramente, de forma suplementar, na educação e formação profissional de alunos carentes, e atuar na defesa e incentivo da ética e da probidade no exercício de funções públicas. A criação da nova entidade é uma iniciativa de familiares, amigos e admiradores deste que foi uma das maiores expressões da vida política de Minas Gerais. É uma instituição suprapartidária, totalmente desvinculada de qualquer corrente político-partidária, e sem fins lucrativos.

Quem foi
Oswaldo Pieruccetti foi prefeito de Araguari (1948/1950) e de Belo Horizonte, por dois mandatos (1965/67 e 1971/75), deputado estadual e presidente do Banco de Crédito Real,,entre outros cargos exercidos durante a sua brilhante e reconhecida vida pública. É considerado um dos melhores oradores que o Brasil já teve. Exerceu também a profissão de advogado.

A idéia
A iniciativa de se criar o instituto surgiu da idéia de viabilizar uma organização inspirada na sua vida, nos compromissos políticos assumidos e praticada por ele, sempre pautada pela austeridade, ética, integridade e honradez no trato da coisa pública, durante toda a sua existência.

Centenário
A fundação do Instituto marca o início das comemorações de seu centenário de nascimento, a transcorrer no dia 18 de julho de 2009. Neste dia, pretende-se lançar um livro com sua biografia, cujos levantamentos históricos estão a cargo de profissionais de Belo Horizonte, onde viveu grande parte de sua vida. Oswaldo Pieruccetti nasceu em Patrocínio e faleceu em 26 de janeiro de 1990.


Fundadores
O Instituto Oswaldo Pieruccetti congrega em seu núcleo os filhos Eleowaldo, Breno Pieruccetti e Maria das Graças Pieruccetti, a nora Maria de Lourdes (esposa de Breno), os sobrinhos Cláudio e Fernando Paes de Almeida e os amigos Eduardo Kehdy e Reinaldo Clemente. Convidados, aceitaram participar da execução do projeto os ex-prefeitos Neiton de Paiva Neves, Milton Lima Filho, Miguel Domingos Oliveira e Fausto Fernandes de Melo.

Primeira diretoria
Na residência do sobrinho Fernando Paes de Almeida, com a participação de elevado número de amigos e familiares, é que se realizou a assembléia de fundação. Após aprovado o estatuto foram empossados pelo Conselho Deliberativo do IOP, formado por quatro familiares de Oswaldo Pieruccetti, os membros do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal, que ficaram assim constituídos: Diretor – Presidente, Wilson Fernandes Veloso, Diretor-Secretário, Breno Alvarenga; e Diretor-Financeiro, Luiz Alberto de Fátima Rodrigues. Conselho Fiscal: Sebastião de Jesus Montes, José Reinaldo Belém Flores e Luiz Cruvinel. Suplentes do Conselho Fiscal: Clodonísio Lúcio Costa e Nelson Gomes Ribeiro.

Dinâmica
Para o cumprimento de seus objetivos, o IOP promoverá a realização de palestras, debates e cursos, com a participação de autoridades e de especialistas na respectiva área, especialmente convidados para seus eventos, e firmará convênios com instituições de ensino, às quais serão destinados recursos para a distribuição de bolsas, parciais ou integrais, a estudantes carentes previamente cadastrados e indicados às instituições pela Entidade.

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.