Header Ads

Maior competição escolar do país tem início na próxima semana em Minas Gerais

Disputa classifica os campeões para os Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, etapas nacionais    

O voleibol está entre as modalidades em disputa na edição deste ano dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).  Foto: Tiago Ciccarini/Feemg

Por AGÊNCIA MINAS - O maior evento esportivo-educacional brasileiro começa na próxima segunda-feira (1/5), quando alunos-atletas de 12 a 17 anos vão iniciar a disputa dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Ao todo, são esperados 35 mil estudantes de 2 mil escolas na competição que classifica os campeões para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e para as Paralimpíadas Escolares, etapas nacionais que contam com a participação de representantes de todo o Brasil.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) são uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretarias de Estado de Esportes (Seesp) e Educação (SEE) e conta com três etapas. A primeira delas, a microrregional, será realizada em 49 cidades do estado, de 1º de maio a 18 de junho (Clique aqui para conferir as cidades-sede da microrregional).

Após essa fase, os atletas e equipes classificados disputam a regional em outras seis sedes, de 10 a 15 de julho. A última etapa, a estadual, acontece de 31 de julho a 5 de agosto, com disputas nas modalidades coletivas, individuais e paralímpicas. Para participar das etapas organizadas pelo Governo de Minas Gerais, os municípios são os responsáveis por fazerem seletivas com escolas locais públicas e privadas. (O cronograma de execução está disponível aqui).

Os Jogos Escolares são uma oportunidade para que se desperte, nos estudantes, o interesse pelo esporte e pela participação em grandes competições. Nesta edição as modalidades em disputa são: atletismo, atletismo paralímpico, badminton, basquete, bocha, ciclismo, flag football, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminina), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô paralímpica, luta olímpica, natação, natação paralímpica, parabadminton, peteca, rugby, skate, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino. As modalidades de flag football, parabadminton, rugby e skate acontecem em caráter de demonstração.

Etapas nacionais

Os Comitês Olímpico do Brasil (COB) e Paralímpico Brasileiro (CPB) organizam, respectivamente, os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e as Paralimpíadas Escolares. Os eventos contemplam mais de 2 milhões de jovens brasileiros nas seletivas municipais e estaduais, revelando atletas de alto rendimento.

Neste ano, o JEJ acontecerá em Curitiba (PR), de 12 a 21 de setembro, para alunos-atletas com idade entre 12 e 14 anos, e em Brasília (DF), de 16 a 25 de novembro, para aqueles de 15 a 17 anos. Já as Paralimpíadas Escolares serão realizadas em São Paulo (SP), de 20 a 25 de novembro.

Outras informações podem ser acessadas em: www.jogosescolares.esportes.mg.gov.br.

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.