Header Ads

Suiça inaugura túnel ferroviário de 57,1 km de comprimento, o mais longo do mundo

Considerada uma "obra-prima" da engenharia, construção levou 17 anos para ser concluída

A entrada norte do túnel, no cantão de Uri. Foto: EPA/LAURENT GILLIERON

Do Diário de Notícias (Lisboa, Portugal)    

É o túnel ferroviário mais longo do mundo e aquele que está construído a maior profundidade, no coração dos Alpes: o Gotthard tem 57,1 quilómetros de comprimento e foi construído ao longo de 17 anos. Uma maravilha da engenharia suíça que pretende ser um símbolo da unidade europeia numa altura de divisões e fragmentação, assumem os responsáveis, que inauguram hoje a sua "obra-prima", dizem, numa cerimónia que conta com vários líderes europeus.

O Gotthard foi construído para durar um século e faz parte de um projeto suíço de infraestruturas no valor de 23 mil milhões de euros, cujo objetivo é fazer passar mercadorias e passageiros por debaixo da cordilheira dos Alpes, que divide o norte e o sul da Europa. O túnel em si - que custou mais de 10 mil milhões de euros - começa em Erstfeld, no cantão suíço de Uri, e termina em Bodio, já num cantão diferente, o Ticino. Atualmente, já existe um túnel rodoviário que passa por baixo da montanha de Saint Gotthard com quase 17 quilómetros, construído na década de 1980. Na altura, era o mais longo do mundo e permitiu aos automobilistas encurtarem o tempo de viagem entre as cidades suíças de Basileia e Chiasso.

A obra para a ferrovia, de características tipicamente suíças - um país habituado a fazer passar estradas e carris por baixo de um relevo acentuado - foi concluída dentro do prazo e não houve qualquer derrapagem no orçamento. Os eleitores suíços votaram em referendo o projeto de construção em 1992; dois anos mais tarde, decidiram apoiar um projeto de grupos ambientalistas que defendia que todos os transportes de mercadoras na Suíça deveriam passar por carris.

Leia mais em: Suíça domina os Alpes e inaugura o túnel ferroviário mais longo do mundo

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.