Header Ads

Prefeitura de Araguari apresenta plano de coleta seletiva de lixo

O Plano de Coleta Seletiva do Município de Araguari foi apresentado e discutido nesta terça-feira (11/08), no evento denominado “Mobilização Social para Validação do Plano de Coleta Seletiva”, promovido pela Prefeitura de Araguari e organizado pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a empresa Naturália, especialista em gestão ambiental.
A mobilização social para validação do plano de coleta seletiva foi realizado
 na capela do Imepac.
Foto: Divulgação/PMA

A coleta seletiva de lixo é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis como papel, plástico, vidros, metais e orgânicos previamente separados na fonte geradora, conforme explicou o engenheiro agrônomo Antônio José Maia Guimarães, responsável pela elaboração do plano municipal de coleta seletiva. 

Em 2001 a município implantou o Sistema Municipal de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos, quando passou a fazer parte do Programa Lixo e Cidadania. O programa teve como meta erradicar o lixão municipal e reintegrar os catadores à sociedade com garantia de trabalho, dignidade e qualidade de vida. “Naquele momento a Prefeitura criou-se a Associação dos Catadores de Materiais Reciclaveis de Araguari (Ascamara), construiu o galpão de reciclagem que teve a capacidade dobrada pela gestão atual, foi erradicado o trabalho infantil no lixão, implantou a coleta seletiva e criou o Fórum Municipal Lixo e Cidadania”, explicou o ambientalista.

Sem uma política efetiva de expansão da coleta seletiva alguns sistemas adotados se perderam ao longo do tempo e a coleta seletiva não atingiu novos bairros. “A gestão do prefeito Raul Belém está concluindo o projeto de ampliação da coleta seletiva. Para isso, um novo galpão foi construído na Ascamara e o trabalho de reordenação do sistema está sendo finalizado com a finalidade de proteger o nosso meio ambiente”, observou Braulino Borges, secretário municipal de Meio Ambiente.

Fonte: Ascom/PMA

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.