Header Ads

Começa obra de restauração da ponte sobre o Rio Paranaíba

Começa nesta quarta-feira (11/03) a obra emergencial de recuperação de dois tubulões da fundação da Ponte Wagner Estelita Campos, na divisa dos estados de Goiás (km 314 da BR-050) e Minas Gerais (km 0 da BR-050).

O problema foi observado após inspeção subaquática feita por empresa especializada nas bases dos tubulões da fundação da ponte, em novembro do ano passado, que constatou um desconfinamento das bases de dois tubulões, problema que afeta a segurança estrutural da ponte.

Para garantir a segurança dos usuários que trafegam pelo local e possibilitar a execução da obra, a MGO Rodovias proibiu o tráfego de veículos com peso superior a 36 toneladas de PBT – Peso Bruto Total sobre a ponte, a partir de 19 de novembro de 2014, contando com o apoio e fiscalização da PRF - Polícia Rodoviária Federal. Da mesma forma, a medida restritiva, e agora a obra de recuperação, também foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, responsável pela regulamentação e fiscalização do contrato de concessão da MGO Rodovias.

O projeto executivo de recuperação da obra foi concluído e a MGO elaborou um cronograma de atividades para sua execução em conjunto com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Dessa forma, ficou acordado que a Usina Hidroelétrica de Emborcação, construída e operada pela CEMIG e que está localizada a 11,5 km à montante da Ponte Wagner Estelita Campos,  irá operar em regime especial de vazão nos períodos noturnos e finais de semana, propiciando as condições necessárias às atividades subaquáticas, que serão feitas a 14 metros de profundidade e devem estar concluídas em cinco semanas.

A restrição de tráfego sobre a ponte vai perdurar até a conclusão da obra de recuperação e serão mantidas as placas de regulamentação e advertência nas cabeceiras da ponte (sentido sul e norte) e em pontos estratégicos da BR-050. São 23 placas que informam aos usuários a limitação de carga sobre a ponte, recomendam que os veículos de carga em geral mantenham distância mínima de 50 metros entre si ao passarem sobre a ponte (minimizando o impacto sobre sua estrutura), e indicam a BR-365 e a BR-153 como melhores alternativas para os transportadores de carga. Os usuários também estão sendo informados pelo site da MGO, sua Central de Atendimento 0800 940 0700 e pelo site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, acessando: Sistema de Gerenciamento de Autorização Especial de Trânsito – SIAET.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MGO Rodovias
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.