Header Ads

Tenente Coronel Bernardes assume o comando do Batalhão Mauá

O Tenente Coronel Guilherme Langaro Bernardes (foto) recebeu na sexta-feira passada, dia 9, o Comando do 11º BEC-Batalhão de Engenharia de Construção, Batalhão Mauá, do Ten Cel Ivan Alexandre Corrêa Silva. A cerimônia de passagem de comando, presidida pelo General de Divisão Racine Bezerra Lima Filho, Comandante Militar do Planalto, foi realizada no quartel da Unidade com a presença da sociedade araguarina, representantes de entidades de classe e autoridades civis e militares.


Perfil do novo comandante

O Tenente Coronel de Engenharia Guilherme Langaro Bernardes, comandante nomeado do 11. º Batalhão de Engenharia de Construção – Batalhão Mauá, estava servindo no 1.º Grupamento de Engenharia (1.º GPTE), sediado em João Pessoa-PB.

Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2012.

Nascido em 28 de novembro 1970, na cidade do Rio de Janeiro-RJ, incorporou às fileiras do exército em 22 de fevereiro de 1988, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas-SP.

Foi declarado Aspirante a Oficial em 28 novembro 1992, sendo classificado no 1.º Batalhão de Engenharia de Combate, sediado no Rio de Janeiro-RJ.

Cursou a ESAO (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais) em 2000 e a ECEME (Escola de Comando e Estado Maior) em 2010, ambas as escolas sediadas no Rio de Janeiro-RJ.

Possui, ainda, cursos em estabelecimentos educacionais civis, bacharelado em direito e elaboração e gerenciamento de projetos.

Além do exercício das funções típicas de oficial subalterno e intermediário, no corpo de tropa, desempenhou as funções de instrutor dos cursos de engenharia da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), sediada em Cruz Alta – RS, e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO), sediada no Rio de Janeiro.

Como oficial superior, foi designado para o comando da Companhia de Comando do 2º Grupamento de Engenharia, sediado em Manaus-AM.

Como oficial de Estado-Maior, exerceu a chefia de seções do Estado-Maior, atuando, ainda, na supervisão e na logística das obras sob encargo do 1º Grupamento de Engenharia, sediado em João Pessoa-PA.

Foi designado para exercer o comando da Companhia de Engenharia de Força de Paz Brasileira na missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti (MINUSTAH), no período de novembro de 2013 a junho de 2014.

Foi condecorado com a Medalha Militar de Prata, Medalha do Pacificador, Medalha do Serviço Amazônico, Medalha Corpo de Tropa, Medalha Marechal Hermes e a Medalha das Nações Unidas. Possui ainda o distintivo de Comando Prateado.


É casado com a senhora Alessandra, com quem possui uma filha, Mariana.

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.