Header Ads

Júnior Friboi, da JBJ Agropecuária, compra o frigorífico Mataboi

O frigorífico Mataboi Alimentos S.A. foi comprado pela JBJ Agropecuária Ltda., controlada pelo empresário José Batista Júnior, o Júnior Friboi, que foi pré-canditado pelo PMDB ao governo de Goiás, na última eleição. Ao comunicar o negócio por meio de uma nota, cujo valor não foi revelado, Júnior do Friboi assinala que “a aquisição representa o retorno da JBJ ao setor de bovinos brasileiro”.

Com unidades em Santa Fé de Goiás, Araguari e Rondonópolis (Mato Grosso), a Mataboi, que ainda se encontra em processo de recuperação judicial, é uma das empresas mais tradicionais no abate de bovinos e comércio de carnes de todo o Brasil, e detentora das marcas Mataboi e Di Prima. Fundada em 1949, a Mataboi tem capacidade de abate de 2.600 bovinos por dia, faturamento de R$ 1.647.000.000,00 nos últimos 12 meses e 2.759 funcionários.

Pela negociação, a recuperação judicial passa a ser de responsabilidade da JBJ Agropecuária Ltda.

O contrato de compra e venda de participação societária foi fechado em 22 de dezembro passado, por meio do qual foram estabelecidos os termos de condições para a aquisição das ações representativas da totalidade do capital social da Fratelli Dorazio Investimentos S.A., detentora da totalidade das ações representativas do capital social da Mataboi Alimentos S.A. , que ainda está em recuperação judicial (“Operação” e “Mataboi”, respectivamente). O fechamento da operação está sujeito a condições suspensivas.

RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Com dívidas de cerca de R$ 400 milhões, o Mataboi anunciou seu pedido de recuperação judicial em 29 de março de 2011, mas um pouco antes, no dia 21 de março, suspendeu os pagamentos a pecuaristas, inclusive em Goiás. O frigorífico teve seu processo de recuperação judicial homologado em 6 de abril de 2011.

A empresa realizou várias reuniões com pecuaristas, demitiu funcionários, encerrou operações de algumas fábricas, como as de Araçatuba (SP) e Três Lagoas (MS). Em assembleia realizada em 13 de dezembro de 2011, a maioria dos credores aprovou o plano de recuperação judicial que previa o pagamento aos credores em até dois anos e o mesmo foi homologado pela Justiça em 27 de fevereiro de 2012.

Em abril do ano passado, pouco mais de dois anos após a homologação da recuperação judicial, a empresa de carne bovina Mataboi Alimentos anunciou que tinha protocolado na 1ª Vara Cível da Comarca de Araguari (Minas Gerais) o pedido de encerramento do processo. No entanto, o processo ainda continua.

Fonte da notícia: http://www.ocorreionews.com.br 

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.