Header Ads

Influenciadora nas grandes decisões da cidade, Associação Comercial de Araguari completa 80 anos

A Acia-Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Araguari, completa 80 anos de fundação nesta terça-feira (19). Trata-se de uma das entidades mais importantes do Triângulo Mineiro, que ao longo dos anos tem influenciado nas grandes decisões de Araguari e da região.
Carlos Antônio Vieira,
presidente ACIA 2015/2017
Desde sua criação, preocupou-se em ser a voz do empresariado e empenhou-se em organizar os empreendedores para a conquista de objetivos comuns de desenvolvimento e progresso em suas atividades.

Sua primeira diretoria foi formada por Antonino Lemos da Silva, Gerson Costa, Naim Kamil, Augusto Costa, José Nader, Salvador Carvelo, Antônio Barbosa, Vicente Carvelo, Genésio Batista de Melo, Assad Saad, Genésio B. de Melo e Joaquim Alves Pereira – este, conhecido por Joaquim Anibal, o primeiro presidente da entidade.

Logo que foi fundada, em 19 de maio de 1935, instalou sua primeira sede em uma sala nas dependências do antigo Clube Recreativo Araguarino, localizado no prédio construído pelo empresário Manoel Bonito (Manoel dos Santos Laureano), na praça que hoje tem o nome em sua homenagem. O espaço foi cedido graciosamente pelo clube, como incentivo aos ideais e serviços que propunha realizar a nova entidade que nascia na cidade. 

Antes de se transferir, em 1962, para a sua atual sede própria edificada na Avenida Tiradentes, 35, a Acia passou por outras quatro sedes: Rua da Paz, Rua Dr. Afrânio, Rua João Peixoto, Rua Rio Branco. 

Hoje, a Acia oferece uma vasta variedade de serviços a seus associados, como orientação jurídica e econômica, certificação digital, banco de currículos, consultas de crédito, cursos, palestras, workshops, treinamentos, locação de salas e auditório, segurança e medicina do trabalho, alerta de documentos perdidos/roubados e convênios de saúde e educação,  bem como o Serviço Central de Proteção ao Crédito (Boa Vista / SCPC).

Também relevante à comunidade araguarina é o envolvimento da associação em causas políticas, econômicas e sociais importantes, como o asfaltamento de rodovias, a duplicação da BR-050, a vinda de universidades e centros de estudo para a cidade, o incentivo ao Distrito Industrial e à diversificação agrícola, a vinda das indústrias fabricantes de sucos e a instalação da representação da JUCEMG-Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, entre outras melhorias de infraestrutura.

Ao completar oito décadas de existência, a Acia avança moderna, estruturada e preparada para os desafios do futuro, ressalta seu atual presidente, Carlos Antônio Vieira.

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.