Header Ads

Projeto promove o resgate da música popular brasileira em escolas públicas de Araguari

Começaram no dia 22 de outubro as apresentações do Projeto MPB – Música Popular Brasileira nas Escolas. O projeto, que conta com o incentivo do PMIC-Programa Municipal de Incentivo à Cultura, está em sua 2ª edição. Nessa nova etapa, a programação prevê apresentações em oito escolas municipais e estaduais de Araguari, com o objetivo de promover entre estudantes do ensino fundamental, o contato com nomes importantes da cultura do país. Duas apresentações do projeto também foram marcadas para os Conservatórios de Música de Araguari e Uberlândia.

Quem assiste às apresentações, além de apreciar um repertório criteriosamente selecionado,
presencia também momentos de interação com o público.
Foto: Dori Dias
Dico, o autor do projeto. Foto: Facebook
Com a proposta de resgatar a música popular brasileira no âmbito escolar, o grupo musical do projeto, é composto pelo idealizador e arranjador Carlos Henrique Faria Coelho – o Dico - pela vocalista Adriana Francisco, pelo baixista Sérgio Melazzo e pelo percussionista Leonor. Nas apresentações destaca-se um repertório que homenageia grandes compositores e intérpretes da MPB, como Chico Buarque, Ari Barroso, Vinícius de Moraes, Heitor Villa Lobos, Ivan Lins, Gilberto Gil e outros nomes importantes do cenário musical nacional. Segundo o músico Dico, “o repertório contempla desde canções de domínio público até músicas que enaltecem o nosso samba e paixões como o futebol”.

As apresentações do grupo contam com a participação do Coralito Paes Encanto, formado por 30 crianças da Escola Estadual Paes de Almeida, que enriquecem as apresentações sob a coordenação da professora Daiane dos Santos Leite.

Foto: Dori Dias
Nas escolas o público é composto por alunos, professores e convidados. Quem assiste às apresentações, além de apreciar um repertório criteriosamente selecionado, presencia também momentos de interação com o público através de brincadeiras e participações que contagiam o espectador como a capoeira.

O idealizador do projeto, Carlos Henrique, ressaltou que a emoção de apresentar em cada escola é única. Acrescentou que o projeto, como na edição anterior, é sempre bem recebido em todas as escolas por onde passa. Finalizou que o trabalho nas escolas, além de promover o acesso aos bens culturais, tem sido um momento de entretenimento e de cultura muito agradável para todos os envolvidos.

Serviço

Apresentações realizadas
22/10: E.E. Paes de Almeida
24/10: E.E. Padre Eloi
29/10: E.E. Dona Eleonora Pieruccetti
03/11: C.E.M. Neusa Rodrigues Teixeira

Próximas apresentações
10/11 - 13h00: Conservatório Estadual de Música de Araguari
10/11 - 15h30: C.E.M. Maria de Fátima Oliveira Morais
12/11 - 15h30: C.E.M. Tenente Coronel Vilagran Cabrita
17/11 - 14h30: Conservatório Estadual de Música de Uberlândia
18/11 - 14h00: C.E.M. Prof. Hermenegildo Marques Veloso
26/11 - 15h00: C.E.M. José Inácio

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.