Header Ads

Criação da Região Metropolitana do Triângulo é discutida em Araguari

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, realizou audiência pública hoje em Araguari, para discutir a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro. O evento, que aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, reuniu autoridades políticas e representantes da sociedade civil de Araguari e região.


Auditório da CDL Araguari: local do encontro. Foto: Lia Priscila

A audiência foi requerida pela deputada Liza Prado (PSB) e pelos parlamentares Leonídio Bouças (PMDB), Elismar Prado e Adelmo Carneiro Leão, ambos do PT. De acordo com Liza Prado, as audiências são importantes para destacar a relevância do projeto de criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro.

O encontro em Araguari foi motivado pela tramitação na Assembléia Legislativa de Minas Gerais do Projeto de Lei Complementar (PLC) 32/12, de autoria da deputada Liza Prado, que cria a Região Metropolitana de Uberlândia. Posteriormente, por meio de substitutivo apresentado pela própria deputada, o projeto evoluiu para a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro, que estabelece Araguari, Uberaba e Uberlândia como integrantes da RMTM como parte do colar metropolitano. Outros 63 municípios estão inseridos no projeto.

Entre os benefícios para a população, a deputada Liza Prado destaca como exemplos a eliminação de tarifa de ligações interurbanas, facilidades para aquisição de empréstimos com os governos, tarifas integradas de transporte intermunicipal, centralização de coleta seletiva de lixo urbano, além da possibilidade de utilização de recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Metropolitano.

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.