Pelos olhos de Mora, a história recente do país
Livro de Jorge Bastos Moreno, com a série publicada no GLOBO,
conta a saga de Ulysses Guimarães na visão de sua mulher
conta a saga de Ulysses Guimarães na visão de sua mulher
Chico Otavio O Globo
A cena, de tão inusitada, só poderia ser contada pela protagonista. E é assim, na primeira pessoa, que Ida Maiani de Almeida, a Dona Mora, narra em detalhes o dia em que, com um olhar grave, enquanto a mão direita rodava de forma ameaçadora um colar de pérolas, conseguiu frustrar um golpe que os caciques do PMDB armavam contra o seu marido, o então deputado Ulysses Guimarães.
O episódio ocorreu em 1989, quando Doutor Ulysses via chegar o sonho de uma vida: eleger-se presidente da República na primeira eleição direta do país, após 21 anos de regime militar. Contra ele, lançaram-se 20 governadores de seu próprio partido, o PMDB, liderados pelo gaúcho Pedro Simon, que queriam outro candidato. Só não contavam com a resistência de Mora, que, mesmo sem dar uma palavra, abandonou a discrição que sempre a acompanhou como mulher de político para congelar o golpe só com um olhar.
Ulysses Guimarães
Palavra por palavra, Mora revela anos depois como fez para derrotar algumas das maiores raposas políticas do período: “Na hora em que Pedro Simon começou a falar, tirei o meu colar de pérolas do pescoço e comecei a rodá-lo na mão direita, só com o indicador, e fixei o meu olhar sobre ele. O Pedro sabia o que o meu olhar estava lhe dizendo. Quanto mais Simon falava, mais eu girava o colar, como se, naquela velocidade, por um simples descuido meu, ele pudesse, de repente, escapar das minhas mãos e atingir a consciência do orador. E Pedro ficou naquilo que Ulysses gostava de chamar de 'dança dos tangarás' — um passo para frente e outro para trás — e acabou não dizendo coisa com coisa”.
Dias depois, Doutor Ulysses era anunciado como o candidato peemedebista.
O episódio está contado em “A história de Mora. A saga de Ulysses Guimarães”, que o jornalista Jorge Bastos Moreno lançou pela editora Rocco. O livro pode ser encontrado desde ontem nas livrarias. Hoje, haverá o lançamento na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, às 19h
Leia mais em Pelos olhos de Mora, a história recente do país
Deixe um comentário