Header Ads

Fórum de Imprensa Algar reúne jornalistas da região

Jornalistas do Triângulo Mineiro e representantes do segmento empresarial, participaram nesta terça-feira (31/07), do Fórum de Imprensa Algar, evento realizado em Uberlândia para a troca de informações e experiências.

Os convidados foram recepcionados na sede da Algar por diretores da empresa, onde foram promovidas  atividades que incluiram palestra com o jornalista Ricardo Voltolini, um dos primeiros consultores em sustentabilidade empresarial do Brasil, almoço e visitas à exposição "Do Fio ao sem Fio" e à gráfica do jornal Correio de Uberlândia.

Jornalista Mônica Cunha, apresentadora da Rede Integração, Elaine Gianini, gerente administrativa da Associação Comercial e Industrial de Araguari, jornalista Ricardo Voltolini (palestrante do evento) e jornalista Aloisio Nunes de Faria, editor do Portal de Araguari. Foto: Luciana Santos

Durante a palestra, o jornalista Ricardo Voltolini abordou tendências e estratégias sobre a sua área de atuação e respondeu perguntas sobre o assunto, formuladas pelos participantes do fórum. Ele também apresentou cases de sucesso e exemplos mal sucedidos de campanhas publicitárias cujo tema foi a sustentabilidade.

Idealizador da Plataforma Liderança Sustentável, que tem por objetivo promover por meio de informação qualificada, o debate de idéias sobre a responsabilidade social empresarial e a sustentabilidade, Berzoini mostrou ainda o crescimento do conceito de sustentabilidade entre os consumidores brasileiros e a maior importância dada a ele por empresários do país. Segundo o palestrante, as empresas estão cada vez mais atentas a esse assunto por saberem que a sustentabilidade ajuda na construçaõ de uma marca e agrega valor a ela.

História da imprensa no Triângulo Mineiro

A mostra "Do Fio ao Sem Fio" conta a história das comunicações em cinco cidades do Triângulo Mineiro: Araguari, Ituiutaba, Patos de Minas, Uberlândia e Uberaba. Composta por documentos, fotografias, depoimentos, peças e equipamentos, é uma pequena viagem pelo tempo, que começa no final do século 19, com o surgimento dos primeiros jornais impressos na região.

O trajeto continua pelas ondas do rádio, que chegou à região em 1933, passando pela vinda da televisão no Triângulo Mineiro, na década de 1960. até chegar no amadurecimento das novas tecnologias de comunicação digital.

Segundo o jornalista e publicitário, Celso Machado, o objetivo da mostra é ser um espaço de reflexão e aprendizado, em que se possa descobrir onde o velho e o novo se encontram. Embora seja um conteúdo único ela pretende contar diferentes histórias, a partir das experiência de cada um. "'Do Fio ao Sem Fio" tem começo, mas não terá fim. Seu conteúdo será disponibilizado em diferentes mídias, com plena possibilidade de ser acessado e atualizado", disse Celso Machado, que também é diretor de cultura de uma das empresas da Algar e idealizador da mostra.

Entre outros, são destaques de Araguari nos inúmeros painéis que compõem a mostra, os jornais Gazeta do Triângulo, Albor e Botija Parda. Encontram-se também fotos das emissoras de rádio locais, dos jornalistas Odilon Neves e Luiz Roberto Alessi, e do empresário Milton Lemos da Silva - fundador e diretor da Companhia Telefônica Araguarina.

Da exposição, os jornalistas se deslocaram até o Correio de Uberlândia, onde conheceram todos os setores do jornal, que é editado pela Algar Mídia. Acompanharam o funcionamento na Redação, Pré Press e na Gráfica, entre outros.

Serras Azuis Turismo - Siga-nos no Facebook

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.