Header Ads

Inverno em Minas Gerais reserva atrações para todos os gostos

Opções não vão faltar para descansar e curtir o inverno nos destinos turísticos de Minas Gerais. Os festivais de inverno trazem atrações culturais que prometem agitar o Estado, e o Sul de Minas reserva um clima agradável para aqueles que gostam de apreciar o frio das montanhas. Em todas as regiões de Minas Gerais, o inverno promete aquecer o calendário turístico do Estado.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, Minas Gerais tem inúmeras opções para o visitante. “A nossa diversidade natural e cultural é um dos mais importantes diferenciais turísticos. O turista que vier para o Estado terá muitas opções de lazer, cultura, história, religiosidade, gastronomia e natureza, aliada à boa hospitalidade de nossa gente”.

Baseada em seu Calendário Anual de Eventos, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) preparou sugestões para que o turista possa conhecer as tradicionais celebrações que movimentam a alta temporada turística do Estado e aproveitar os destinos mineiros.

Arraial animado

Belo Horizonte sedia a maior festa junina da região Sudeste do país. Promovido pela prefeitura, por meio da Belotur e com o apoio da União Junina, o Arraial de Belô, que acontece há 33 anos, oferece diversão e entretenimento aos belo-horizontinos e aos visitantes. A grande festa junina conta com a participação de cerca de 60 grupos de quadrilha. Este ano, a festança já começou e vai até o dia 10 de julho com muita alegria e animação.

Festivais de inverno

Muita música, atrações culturais, oficinas, e o melhor da gastronomia prometem agitar os festivais de inverno em Minas Gerais. Entre os dias 19 a 28 de agosto, acontece, em Tiradentes, o 14º Festival Internacional de Cultura e Gastronomia da cidade, um dos maiores do país. Chefs internacionais mostram as novidades da cozinha e deixam a criatividade falar mais alto. Simultaneamente acontecem apresentações culturais abertas ao público.

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2011, que acontece de 8 a 24 de julho, é um dos maiores e mais tradicionais do Estado e se destaca pela diversidade de atrações que traduzem as formas de manifestação artística locais, nacionais e de outros países. Este ano, com o tema “Vilas de Minas”, o festival vai homenagear a tricentenária história de Mariana, Ouro Preto e Sabará. Fundadas em 1711, as cidades são conhecidas como Vilas do Ouro. A programação oficial dos 17 dias de festival vai oferecer ao público shows, literatura, espetáculos, exposições e 42 oficinas artísticas. Ouro Preto também realiza, em setembro, o Festival de Jazz da cidade. O evento é referência no calendário internacional de eventos musicais e levará grandes nomes para as ruas centenárias da cidade.

São João del-Rei também promove o festival Inverno Cultural, na segunda quinzena de julho com cortejos, apresentações culturais, lançamento de livros, exposições e oficinas.

Em Diamantina, o festival de Inverno UFMG, é uma ótima oportunidade para aproveitar as férias para aprimorar o conhecimento. São realizadas diversas oficinas de Artes Cênicas, Artes Plásticas e Visuais, Literatura, Cultura e Música. Vários espetáculos de dança, teatro, shows, lançamento de livros e exposições são realizadas no centro histórico da cidade. O festival acontece entre os dias 17 e 29 de julho. Em setembro, a cidade também realiza a Semana JK, uma semana de comemorações pelo nascimento do ilustre filho da cidade, Juscelino Kubitschek. As personalidades que se destacam no cenário nacional recebem a Medalha JK, concedida pelo governador do Estado. A Semana JK vai de 7 a 12 de setembro.

Sul de Minas

Para quem gosta de aproveitar o que o inverno tem de melhor, as baixas temperaturas são o atrativo principal das cidades do Sul de Minas. Monte Verde, distrito de Camanducaia, fica a cerca de 1.500 metros de altitude e é privilegiada com o aconchego do clima romântico e natureza exuberante. O charme da arquitetura local encanta os turistas e a paisagem da Serra da Mantiqueira é de tirar o fôlego.

Outra cidade mineira conhecida nacionalmente pelos termômetros abaixo de zero é Maria da Fé. Este ano a Secretaria Municipal preparou o Festival de Inverno, Arte & Design, de 7 a 17 de julho, com exposições de artesanato, palestras, oficinas e apresentações culturais variadas.

Para o inverno 2011, Capitólio organizou uma festa que resgata a cultura folclórica, com apresentação de danças e músicas típicas, além da trança de fitas e outras apresentações. O Arraial dos Franciscos acontece nos dias 8 e 9 de julho.

Santana do Riacho


Além de aproveitar a paisagem exuberante da Serra do Cipó, em Santana no Riacho, o visitante pode curtir as duas grandes festas juninas promovidas na cidade. Ao som de muita música, barraquinhas, comidas típicas, brincadeiras e animada quadrilha regional, o Arraial da Lapinha, que acontece em julho, promete esquentar o clima frio da serra.

Brumadinho

Bem pertinho da capital, a 60 quilômetros, o Instituto Inhotim, em Brumadinho, preparou uma programação especial para os meses de junho e julho. O projeto “Inhotim em Cena” traz várias atrações artísticas e culturais. No dia 3 de julho, a apresentação fica por conta da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. A programação é gratuita para os visitantes. Além da programação especial, Inhotim, que é considerado um dos maiores museus contemporâneos a céu aberto do mundo, oferece ao visitante um grande conjunto de obras de arte, expostas em galerias e em conjunto com um jardim botânico de rara beleza. O acervo abriga cerca de 500 obras de artistas nacionais e internacionais.

A Prefeitura de Brumadinho realiza em setembro, o “Brumadinho Goumet”, um evento gastronômico que reúne artistas locais, cozinheiros e gourmets.

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.