Header Ads

Avião e cirurgia

Aristeu Nogueira Soares

Não sendo médico ou piloto estas duas atividades ou experiências estão fora de controle totalmente para comuns mortais como eu. Tanto o paciente quanto o passageiro estão à deriva esperando o fim da aventura, o mais rápido possível.

Tem gente que confia ou tem fé, mas a grande maioria a qual pertenço fica tensa, ansiosa e porque não dizer com medo.

Os parentes que aguardam no saguão do aeroporto ou na ante-sala cirúrgica do hospital também se sentem apreensivos. Talvez a impotência diante à espera seja ainda maior sacrifício aos mesmos.

Durante a nossa vida podemos evitar os aviões, mas cirurgias não, ainda mais que a nossa vida dependem delas.

Quando a gente descobre o que seja uma vida saudável a vaca já foi para o brejo. Nossos exageros vividos tornam-se responsáveis pelas mazelas do corpo. O açúcar consumido torna-se amargo, o álcool inebriante putrefata o grande órgão, as noites mal-dormidas resplandecem as rugas, alimentação saborosa torna as artérias intransitáveis para o sangue, a ausência de exercícios reumatiza cada dobra do esqueleto assim como a força desmedida descentraliza a coluna.

Um apêndice de hérnias, discos, hiatos...

Lei de causa e efeito – a inevitável conseqüência natural.

Através de reparos indeterminados há aquelas pessoas que virar avião. O bisturi hoje se tornou uma ferramenta para esculpir a beleza e as formas de alguma musa televisiva. Conheço uma que foi o bisturi formatou seu corpo por meia centena de vezes – que coragem! Mas a voz continua a mesma...

Tive uma intervenção cirúrgica de hérnia, ainda estou em convalescência, por conta do SUS, não sei se prefixo de suspense ou sufixo de Jesus! Ainda bem que no interior somos amigos de médicos, enfermeiros, faxineiros, cozinheiros, administradores e não um leito a mais, como nas capitais.

Confeccionei algumas frases durante a agonia:

1) Um médico do SUS será sempre mal remunerado porque a vida não tem preço.

2) O melhor Plano de Saúde é estar nas mãos de quem te ama.

3) O parco salário da enfermeira não apaga seu sorriso e nem seca a lágrima escondida – mais paciente e dedicada do que ela talvez a mãe!

4) A gente ta sempre de bola cheia porque existe quem verifica a pressão.

5) Cozinheira de hospital é muito sem sal.

6) O soro, este sim, desce redondo...

7) Os glúteos foram projetados pra levar injeção – qualquer outro uso chama-se versatilidade.

8) Médico do SUS trabalha sempre no horário de verão, ou seja, poucos o verão!

9) O Enfermeiro é o médico presente ou um presente do médico?

10) O médico usa a anestesia pra enganar a dor e a enfermeira usa o carinho.

11) Deus pode me levar, mas meu médico vai enfrentá-Lo.

12) Se levar pau na prova de saúde a recuperação é no hospital.

13) É provável que eu morra num hospital para confirmar que a existência de céu e inferno equivale-se a público e privado.

6 comentários:

  1. Aristeu,

    considero a sua estada em convalescença muito produtiva. Você, como é observador, criou 10 frases realmente ótimas e que revelam muito bem o seu estado de espírito durante a internação. Espero que já esteja bem e completamente "sarado"... Acertou! quem adoece por conta do SUS fica em constante suspense e rezando pela graça de Jesus. Um abraço,

    Marília

    ResponderExcluir
  2. Marília,

    Obrigado você é muito generosa:

    Dez boas frases em um universo de treze é o meu maior índice de aproveitamento.

    ResponderExcluir
  3. Mil Desculpas, caro Aristeu. Um índice de 10 em 13 considero um ótimo aproveitamento. Mas realmente, foi um engano meu. você fez 13 ótimas frases... Aproveitamento total.Abração,

    Marília

    ResponderExcluir
  4. Marília,

    Eu te considero uma grande referência na literatura, mas eu estou com problemas de verdade e preciso da sua ajuda. Este negócio de fazer frases me é até doentio. Tem um concurso da zorbazone.com.br, com inscrições até 01 Dez, para autores de frases que começam com Z e terminam com Z em que se tenha as palavras Zorba com Natal ou Fim do Ano. O prêmio de kits do produto irá para 300 participantes. Só se pode mandar uma frase e fiz onze. Ajude-me a escolher uma, por favor:

    1) Zorba, não só no Natal, quem ama dá e lava talvez;

    2) Zorba, não cansa de levar pau, mas neste Natal é dez;

    3) Zorba, presente até no fim do ano, em cores de simpatia, além de amiga das horas de aperto ela não se importa em ficar de lado num momento de nudez;

    4) Zorba não é apenas marca, mas sinônimo de cueca que, além de acessível no Natal, encontra-se o ano inteiro em cartaz;

    5) Zorba - cada vez mais na nossa intimidade e, neste Natal, presente se faz;

    6) Zorba - presente também no saco do Papai Noel na Noite Feliz;

    7) Zorba - desde 1944 é a marca de um fim de ânos feliz;

    8) Zorba é um presente barato no Natal, pois mostra um cofrinho e esconde um tesouro que leva e traz;

    9) Zorba - neste Natal, ainda sujeita a vazamentos e dinheiro sujo, mas depois do zíper é o fim do aperto ou da lucidez.

    10) Zorba - apertada é um saco; é elegante no saco embalada ou que embala; é cobiçada, neste Natal, no saco do Papai Noel sem raiz.

    11) Zorba não tem vaidade... Passa a maior parte do tempo escondida, mas no Natal não deixa o saco do Papai Noel em paz.

    ResponderExcluir
  5. Caro Aristeu,

    infelizmente não poderei ajudá-lo. O problema é que eu não uso "zorba", não tenho acessórios apropriados e , por conseguinte, não tenho como dar opinião sobre como se sente um usador... Mas gostei das frases. Um abraço. Marília

    ResponderExcluir
  6. Então que tal esta:

    Zorba pra quem ama, no Natal, leva, lava, torce e seca feliz!

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.