Header Ads

CCBE faz lançamento do “Catálogo Ilustrado” com árvores do cerrado

Paineira, uma das espécies nativas do
cerrado catalogadas pelo CCBE

.
De Leilamar Costa
Assessoria de Comunicação do CCBE

Lançamento do “Catálogo Ilustrado – Programa de Salvamento de Germoplasma” sobre árvores nativas do cerrado, e “Um Dia de Campo” com estudantes de biologia da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC/Araguari) serão atividades desenvolvidas no dia 05 de junho pelo Consórcio Capim Branco Energia – CCBE, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Como parceiro, o Consórcio também participa da “7ª Ação Ecológica de Despoluição do rio Paranaíba”, no sábado, dia 06.

O catálogo traz informações e fotos de 52 espécies que foram alvo do Programa de Salvamento de Germosplasma (sementes), previsto no Plano de Controle Ambiental (PCA) do Complexo Energético Amador Aguiar, formado pelas UHE’s Amador Aguiar I e Amador Aguiar II. A solenidade de lançamento vai ser realizada na Usina Hidrelétrica Amador Aguiar I, às 08h15min, e contará com a presença de alunos do curso de biologia da UNIPAC – Araguari, autoridades e a diretoria do CCBE. Posteriormente exemplares dos catálogos serão doados às universidades, bibliotecas municipais e de escolas da rede pública de ensino das cidades de Araguari, Uberlândia e Indianópolis. Este procedimento segue o mesmo adotado pelo CCBE quando do lançamento dos trabalhos anteriores: Série Educação Ambiental, Registro do Patrimônio Cultural e Edificado, Registro do Patrimônio Natural e, Práticas Sociais e Reordenamento econômico das atividades de turismo e lazer no entorno das UHE’s Amador Aguiar I e II), que também tiveram a proposta de contribuir com a formação educacional de base.

Na atividade “Um Dia de Campo”, além de palestras, os estudantes da UNIPAC terão a oportunidade de acompanhar in-loco algumas ações de programas ambientais desenvolvidos pelo CCBE, dentre elas a de monitoramento da onça-parda. Para tanto terão o monitoramento de técnicos e biólogos responsáveis pela execução dos programas.

Sobre o Catálogo


O Guia tem a proposta de enfatizar a importância ecológica e econômica das espécies retratadas, contribuir para a conscientização ambiental, e promover a divulgação do conhecimento entre leigos e profissionais diversos. A preocupação com a conservação das espécies também teve peso fundamental. “O cerrado é um bioma importante e requer atenção e cuidados de todos nós. Consideramos fundamental buscar a conservação das espécies vegetais até porque é uma forma de contribuir para a manutenção deste bioma que é o segundo maior do Brasil.”, destaca Julio Cesar Minelli, diretor Presidente e de Meio Ambiente do CCBE.

O material traz informações variadas, incluindo a caracterização das espécies, nomes científicos e populares, família botânica, áreas de ocorrência, descrição morfológica, utilização, período de floração e frutificação. Também são abordados o Programa de Salvamento do Germoplasma e o bioma cerrado, formação vegetal que ocupa uma área de 1,3 milhão de Km² no território brasileiro, sendo que 80% dela está localizada nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso.

Do Salvamento de Germoplasma

O programa de Salvamento de Germoplasma foi executado pelo CCBE entre os anos de 2004 e 2006, sendo que a coleta de sementes ainda permanece. O objetivo foi de buscar preservar os recursos genéticos das formações vegetais atingidas pela implantação das hidrelétricas Amador Aguiar I e Amador Aguiar II, por meio do resgate de sementes de espécies nativas da bacia do Rio Araguari.

O trabalho exigiu cerca de 160 campanhas de campo, com triagem e beneficiamento do material coletado, testes laboratoriais e visitas ao viveiro instalado pelo CCBE no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (anteriormente denominada Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia – Eafudi). Além de possibilitar a organização de um banco de dados, o material coletado resultou na produção de mudas, incluindo as mais de 600 mil usadas na recomposição de áreas dos reservatórios, programa também executado pelo Consórcio.

2 comentários:

  1. Isto mesmo, tem que fotografar antes que inunde! Pelo Consórcio só vai sobrar capim... branco.

    ResponderExcluir
  2. Este negócio de se monitorar onça tanto serve pra protegê-la como pra se proteger.

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.