Header Ads

Atletas de Araguari, pioneiras do futebol feminino, em destaque na revista "Caras"

Clique na foto para ampliar

De Deonísio da Silva na revista Caras:

São de Minas Gerais as pioneiras do futebol feminino, que contrariou a crença de que o "glorioso esporte bretão", como então era chamado, é violento e perigoso para a anatomia da mulher, justificativa que serviria para proibi-lo por muitos anos.

A primeira partida foi realizada em Araguari (MG), no dia 19 de dezembro de 1958. O placar foi 2 x 0.

Segundo pesquisas da pedagoga e publicitária Teresa Cristina de Paiva Montes Cunha (43), publicadas no blogue do jornalista Antonio Fernando Peron Erbetta (66), entre eles estava a diretora do Grupo Escolar Visconde de Ouro Preto, Isolina França Soares (1924-1966), que morreu jovem, durante o parto do segundo filho. Ela bolou a iniciativa para arrecadar dinheiro com o fim de comprar presentes para o Natal dos alunos. Pediu a ajuda do namorado e futuro marido, Otoniti Torres (77). Este contatou seu amigo Ney Montes Pinto (1929-2004).

O técnico foi Luiz Benjamin de Oliveira (78). A primeira partida foi sucesso de público e teve renda de 312000 cruzeiros. Em jogos masculinos, a renda não passava de 80000.

As meninas ganharam fama após reportagem da revista O Cruzeiro, que cobriu a terceira partida, na vizinha Uberlândia. No campo, brilharam as craques Cirlene, Darci, Haidê, Heloísa, Marizete, Mirtes, Neli, Nilza, Wisleína, Ormezinda e Zalfa, entre outras, que abriram caminho para a melhor jogadora do mundo na modalidade, a brasileira Marta Vieira da Silva (22). Ma o Brasil não lhe dá condições de atuar e ela joga nos Estados Unidos. Leia mais...

Nota da pesquisadora Teresa Cristina de Paiva Montes: "O artigo coloca Dona Isolina como idealizadora, mas já informei ao Sr. Deonísio que quem teve a idéia do time feminino foi Ney Montes. Isolina ajudou sim, a divulgar pela cidade a idéia de montarem o time, para que fossem feitos os testes com as moças interessadas."

2 comentários:

  1. Também em maio de 2009 foi publicada matéria sobre o mesmo tema na revista BRASIL Almanaque da Cultura Popular (www.almanaquebrasil.com.br) distribuído nos aviões da TAM no mês passado e em julho de 2008, com a seguinte chamada:
    Mocinhas de Araguari calçaram chuteiras para salvar a escola
    Matéria sobre os primórdios do futebol feminino, publicada pelo Almanaque em julho de 2008
    http://www.almanaquebrasil.com.br/?s=araguari+mocinhas
    Natal

    ResponderExcluir
  2. É. Nessa época o futebol feminino era mesmo feminino!

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.