Fundação Araguarina de Educação e Cultura qualifica mão de obra de suas equipes técnicas
A Fundação Araguarina de Educação e Cultura-FAEC, promoveu a participação de suas equipes técnicas da Divisão de Patrimônio Histórico de Araguari e do Arquivo Histórico e Museu Dr. Calil Porto no curso "Museus e Patrimônio na América Latina". O evento, que aconteceu em Uberlândia, nos dias 21 e 22 do corrente mês, foi realizado pelo Museu Universitário de Artes–MUnA, do departamento de Artes Visuais da UFU.A temática do curso abordou os "40 anos das Normas de Quito". Estas normas compõem um documento que agrega princípios para a conservação e utilização de monumentos e sítios de interesse histórico e artístico, realizado pela Organização dos Estados Americanos – OEA, em 1967.
Neste contexto, o turismo passa a ser evidenciado como um grande parceiro para a transformação do potencial cultural de um lugar em um fator de desenvolvimento econômico, que por sua vez garante a manutenção dos monumentos e bens culturais.
O palestrante foi o professor Luciano Migliaccio, natural da Itália e residente no Brasil há pouco mais de 10 anos. É graduado em Letras e Filosofia pela Universitá degli Studi de Pisa e doutor em Storia Dell'arte Medievale e Moderna pela mesma faculdade italiana. Atualmente é professor Doutor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo e professor convidado da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, obra, história, artista e escultura.
O curso é considerado pelos realizadores de grande importância para a qualificação de mão-de-obra de profissionais que lidam com identidade cultural local, pois auxilia no reconhecimento dos principais elementos que compõem a sua história, além de alimentar as discussões sobre o papel dos museus na atualidade, sua gestão e efetivo papel na proteção de bens culturais em risco.
Fonte: Divisão de Patrimônio Histórico da FAEC

Qualificar mão-de-obra é a mesma coisa que colocar óleo na engrenagem da máquina.
ResponderExcluir