Header Ads

Palácio dos Ferroviários de Araguari na "Hora do Planeta"


Foto de Aloisio Nunes de Faria, ontem às 20h35
(clique para ampliar)


O Palácio iluminado e em todo seu esplendor(Foto: Arquivo)

Enviado por Alexandre Campos, estudante de Geografia da UFU:

Diante das problemáticas ambientais que a humanidade atravessa, em 2007 foi realizada pela primeira vez, o ato simbólico “Hora do Planeta”. Seu intuito era envolver governos, empresas e sociedade, para que demonstrassem sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas. O evento voltou a acontecer ontem e a Prefeitura de Araguari participou com o desligamento das luzes do Palácio dos Ferroviários, assim como aconteceu numa grande parte dos principais monumentos espalhados ao redor do mundo.

Em uma data pré-definida, todos eram convidados a apagar as luzes por 60 minutos. Primeiramente 2.2 milhões de pessoas participaram em Sidney, na Austrália. Já em 2008, 50 milhões de pessoas de 400 cidades em 35 paises aderiram ao movimento. Nesse ano, simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.

Em 2009 a Hora do Planeta foi realizado ontem (28), das 20h30 às 21h 30 e contou com a participação de mais de um bilhão de pessoas no mundo todo. Mais de 170 cidades em 62 países apagaram suas luzes na hora marcada e diante da diferença de fuso horário, todo o mundo pode ir acompanhando os demais países, até que chegasse a sua hora.

Pouco a pouco os grandes monumentos mundiais tiveram suas luzes apagadas: as Pirâmides do Egito, Torre Eifel, Bibliioteca de Alexandria, Empire States, e os arcos do estádio de Wembley, em Londres, são alguns dos principais ícones mundiais que aderiram ao evento. No Brasil, o Cristo Redentor, dez monumentos em Curitiba, o Palácio Rio Branco, sede do Governo do Acre construída em 1930, e o Palácio da Alvorada, centro das decisões do Governo Federal em Brasília, entre outros, ficaram no escuro em apoio à iniciativa.

Em Araguari, o Palácio dos Ferroviários, o maior cartão postal da cidade, teve seus holofotes e luzes principais desligados por uma hora, participando desta manifestação global em apoio ao WWF, ONG que luta pela preservação do meio ambiente. Participar deste ato é uma conexão entre Araguari e as demais sociedades globais que se envolveram nesta campanha, evidenciando que o meio ambiente é um bem comum a toda a humanidade.

2 comentários:

  1. Aqui em Goiandira, por exemplo, este negócio de apagar a luz é todo dia. Comemoramos hoje quatro horas de luz apagada, ontem foi várias vezes de dez minutos e para o amanhã a única certeza é a luz apagará novamente, só não se sabe por quanto tempo!

    ResponderExcluir
  2. Aristeu, então Goiandira é a capital ecológica do mundo!

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.