Hino Nacional uma vez por semana nas escolas
Clique na imagem para ampliar
A lei que obriga a execução do Hino Nacional uma vez por semana nas escolas públicas e particulares de ensino fundamental começou a valer nesta terça-feira (22). De autoria do deputado federal Lincoln Portela (PR/MG), a lei foi sancionada pelo presidente em exercício José Alencar.
Pois é, eu cantava todos os dias nos quartéis, durante quase trinta anos, e não me garanto... Eta Hino difícil...
ResponderExcluirUBERLÂNDIA-MG, 23 de setembro de 2009.
ResponderExcluirPrezado Aloísio,
Bons aqueles tempos, onde - ainda crianças - tínhamos este Ato Cívico de forma espontânea...
- Hino Nacional e
- Hino da Bandeira. Lindos. Me orgulho SIM !!!
Imagino que, hoje, sequer os Professores sabem do que se trata "Educação Moral e Cívica".
Bons tempos.
Ah! Sim... Este Hino aqui, TODOS sabem de cor e salteado:
(***)
HINO DOS CAFAJESTES (Ultraje a Rigor)
(Letra e Música: Roger Rocha Moreira e Maurício Fernando Rodrigues)
ROGER - Voz
CARLINHOS - Voz
LEÔSPA - Voz
MAURÍCIO - Voz
Nós, os cafajestes do Brasil
temos como missão cafajestar
queremos nossas esposas prá chifrar
e o povo prá enganar
Filhos nos quatro cantos do Brasil
pensões que nós deixamos de pagar
contamos com o respaldo popular
em qualquer lugar
Canalhas!
em qualquer posto dessa nossa sociedade
os cafajestes do Brasil
podem viver com toda liberdade
(***)
Fonte para áudio & melodia. A imagem já encheu:
http://www.youtube.com/watch?v=ENZ9xlRtvXU
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
Desde Getúlio Vargas havia lei determinando a execução do Hino Nacional nas escolas públicas e privadas de todo o país. Em 1971, nova lei obrigou a execução do hino durante o hasteamento da bandeira. Mas nenhuma definia quantas vezes deveria ser cantado. Agora se definiu que será uma vez por semana, sem determinar dia e hora e sem prever punição por descumprimento. A existência dessa lei atende a uma pressão antiga da sociedade. Em várias assembléias legislativas e câmaras do país já tramitava projetos de leis, inclusive no Congresso, no mesmo sentido da obrigatoriedade. No Rio de Janeiro essa falta de lei estava sendo suprida com a edição de uma resolução recente da prefeitura. A visível carência de treinamento deve ficar resolvida com mais um ato legal e talvez evite tanta negligência e gafes cometidas inclusive por cantores profissionais.
ResponderExcluirAprendi a cantar o Hino Nacional da escola primária (antigo isso, né?). Nos 6 anos de Exército a prática foi sedimentada. Tenho orgulho sim, por mais careta que possa parecer, de saber cantar (todo) o hino e, além disso, entender a letra.
ResponderExcluirQue saudade, do Externato Bom Jesus (Wanda Pierucetti) no pátio, debaixo da jabuticabeira, com as professoras Nelma Goes, Dona Parecida Pedro , cantando o hino Nacional.Lembranças, que , ficam.......
ResponderExcluirFoi com os militares que recebi as melhores aulas sobre o Hino Nacional. O melhor método que recomendo que seja praticado nas escolas é o professor analisar com os alunos cada frase e cada palavra do Hino Nacional informando os sinônimos. Depois, deve-se ensinar a entonação correta para cada palavra e frase combinadas com o acompanhamento do instrumento musical. Cada palavra deve ser pronunciada ou cantada em conjunto com o som e no mesmo momento da sua execução instrumental. Por exemplo, a palavra "gigante" deve ser pronunciada com rapidez e nunca lentamente ao contrário de "natureza" (de "gigante pela própria naturee-eza"). Conhecendo o significado das palavras e a interpretação do seu contexto pode facilitar a fixação de toda a letra, mas a entonação é importante principalmente quando não há acompanhamento instrumental. As palavras usadas no Hino Nacional não são comuns nos dias atuais, exigindo maior esforço dos alunos acostumados a gírias. Afinal, somos todos relativamente novos com a letra já que o Hino se tornou efetivamente oficial por meio de sua obrigatoriedade a partir do dia 1 de setembro de 1971, através da lei nº 5.700, quando sofreu correção ortográfica, embora exista desde 1822 com reconhecimento em 1909 (por Decreto do Presidente Epitácio Pessoa em 1922).
ResponderExcluirSr, Aloisio, Me lembro que antes cantávamos o Hino Nacional na segunda feira, e é uma excelente oportunidade para o estudante honrar a pátria... Isso não é um dever mas um direito que temos... Tomara que os professores de hoje se lembrem como cantar, pois faz muitou tempo que esse costume foi posto de lado. É o Hino mais lindo que há no mundo, mais que o da França.
ResponderExcluirEu estava seguindo o Jornal de Araguari e ele empacou. Vou atrás do Noblat...
ResponderExcluir