Header Ads

Usinas da região: chuvas reduzem risco de racionamento

De Lygia Calil no jornal Correio de Uberlândia, hoje:

Ainda na metade da estação chuvosa, o nível dos reservatórios de água das principais hidrelétricas das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul já ultrapassa 60% da capacidade de armazenamento. A situação é oposta ao que houve na mesma época do ano passado, quando as chuvas atrasaram e os reservatórios atingiram os níveis mínimos de segurança e o sistema quase entrou em colapso. Se o cenário se mantiver positivo até o fim da estação, em abril, a água necessária para a geração de energia estará garantida nestas regiões pelo próximo ano.

As informações são do Operador Nacional do Sistema (ONS), que controla diariamente os níveis dos principais reservatórios do Brasil. Segundo o gerente das usinas do Triângulo Mineiro da Cemig, Cornélio Antônio Pereira, a situação da região é “tranquila e segura”. “Seguindo nosso histórico, a previsão é de que não haverá problemas na geração de energia em nossas hidrelétricas até o fim do ano”, disse.

Os dois principais reservatórios da região, Emborcação (em Araguari) e Nova Ponte, podem armazenar até 23,4 bilhões de metros cúbicos de água e que representam 23,4% de toda a capacidade das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Ambos estão com mais da metade dos reservatórios cheios: Nova Ponte tem 82,9% da capacidade total e Emborcação está 59,5% cheio. Em janeiro do ano passado, Emborcação atingiu 36,8% do reservatório e Nova Ponte não passou de 70%. Leia mais em: Aumento das chuvas reduz o risco de racionamento

Um comentário:

  1. Com a inteligência que Deus nos deu ainda não aperfeiçoamos técnicas de armazenamento de água, ainda dependemos das chuvas. Construimos coisas faraônicas, mas buscar águas nas grandes bacias nem cogitamos, pois são obras de além de dois mandatos.

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.