Header Ads

Araguari realiza etapa municipal da Conferência Nacional das Cidades


A sexta edição da Conferência Nacional das Cidades, prevista para o período de 5 a 9 de junho de 2017, em Brasília-DF, se iniciou pela etapa municipal, que aconteceu em Araguari nesta terça-feira, 5 de julho, no auditório da Policlínica "Doutor Oabi Gebrim", realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Habitação.
Com o tema “Função Social da Cidade e da Propriedade”, o encontro tem por objetivo demonstrar a importância do interesse coletivo, uma vez que a concentração da população nas áreas urbanas, sem o planejamento adequado, trouxe alguns desafios para a qualidade de vida da geração atual, comprometendo a sustentabilidade no futuro.

A palestrante Marlene Colesanti (foto), doutora em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), participou da Conferência em Araguari e enfatizou que as prefeituras municipais precisam tomar consciência da importância destas conferências, pois as pessoas passam a ouvir e entender várias orientações dadas para a melhoria da sua cidade. 

“A população precisa entender o que é necessário fazer para se ter uma melhor qualidade de vida, como exemplo, seguir o Plano Diretor. Na Conferência Nacional, a sociedade organizada, representada por seus delegados, cumprirá mais uma etapa, a fim de que se pavimente a travessia da cidade que temos para a cidade que queremos”, destacou Marlene Colesanti.

A Conferência Municipal começou pela manhã com um debate sobre os principais problemas de Araguari, seguido de palestra e mesa redonda. Antes da etapa nacional, serão realizadas audiências nos bairros com o objetivo de apurar demandas da comunidade.

“O evento foi de grande importância, para tentarmos regularizar as questões das funções sociais da cidade sobre o que precisa oferecer e como oferecer. Na hora de revisar o Plano Diretor, teremos uma Araguari mais coesa e atenta aos rumos que deve tomar nos próximos dez anos”, colocou Glauco Ribeiro, subsecretário de Planejamento do Município.

O arquiteto Kauê Paiva, professor da UFU, também discorreu sobre o assunto na conferência desta terça-feira. Falaram ainda a secretária Eliane Gussoni e o presidente da Associação dos Engenheiros de Araguari, João Marques Póvoa Júnior.

O evento reuniu secretários municipais, servidores, representantes do Legislativo, entidades de classe, população e imprensa.

Um comentário:

  1. É um total absurdo: para divulgar o "Ação nos Bairros" e as várias inaugurações pela cidade, a Prefeitura faz uso de carro de som, divulga notas em jornais, divulga incessantemente através da "rádio oficial da prefeitura", convocando o cidadão a participar para meramente fazer número...
    E para um evento cuja participação do cidadão é de extrema importância, a divulgação não se dá com a mesma intensidade!

    A APROAMA, na luta pela defesa do Meio Ambiente sustentável e da gestão pública transparente e participativa, repudia a falta de critério e princípios da atual administração pública de Araguari que, ao não convidar amplamente seus cidadãos à participar da Conferência das Cidades, está negando aos mesmos o direito de, democraticamente, contribuir de forma positiva e participativa, para a efetiva gestão eficiente, inclusiva e transparente no município.

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.