Em balanço, Prefeitura divulga que 25 mil pessoas participaram do Revezamento da Tocha Olímpica em Araguari
Reta final da chegada da Tocha Olímpica ao Palácio dos Ferroviários. Foto: Ascom/Prefeitura de Araguari |
A Prefeitura Municipal de Araguari, em balanço divulgado no início da noite de hoje (9/5), informou que 25 mil pessoas participaram do Revezamento da Tocha Olímpica ocorrido na cidade no último sábado (07/05). Segundo a Prefeitura, o cálculo é da Polícia Militar, que teria levado em conta para a avaliação, o público que esteve presente ao longo do percurso do revezamento, iniciado na Avenida Vereador Geraldo Teodoro da Silva, nas proximidades do Trevo da BR=050, e término às portas do Palácio dos Ferroviários, na Praça Gaioso Neves, onde aconteceram as atividades oficiais de recepção do símbolo olímpico.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a interdição do trecho de três quilômetros foi feito a partir de zero hora de sábado por equipe da Secretaria de Obras e de um grupo de funcionários de várias secretarias com apoio da Polícia Militar e da secretaria de Trânsito. Nesse trajeto, houve a presença de grande número de estudantes das escolas públicas e privadas, professores, esportistas, moradores e pessoas de cidades da região que aguardavam com ansiedade a passagem do comboio e dos condutores da Tocha.
No fim da manhã de sábado, a segurança do percurso passou a ser feita pela Polícia Militar, 2.o Batalhão Ferroviário e equipe da Secretaria de Trânsito, que contaram com o apoio de cerca de 300 voluntários do Imepac, bem como de alunos das escolas estaduais Raul Soares e Isolina França Soares Torres, de funcionários públicos municipais e voluntários que se inscreveram pelo site da Prefeitura. A segurança contou ainda com equipes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.
No balanço, a Prefeitura informa ainda que por orientação do prefeito Raul Belém, o Tour da Tocha em Araguari teve envolvimento e apoio de todas as secretarias municipais.
Revezamento da Tocha Olímpica em Araguari teve a participação de 15 condutores. Foto: João Aleixo |
Secretários do governo de Minas participam da recepção da Tocha
Araguari foi a primeira cidade de Minas Gerais e do Sudeste Brasileiro a receber o Revezamento da Tocha Olímpica. As cerimônias de abertura e encerramento do tour da Tocha foram acompanhadas de perto pelo secretário de estado de Esportes e coordenador do Núcleo de Articulação Minas 2016, Carlos Henrique Alves da Silva, representando o governo estadual. Ele veio à cidade acompanhado do secretário estadual de Turismo, Ricardo Faria.
Na cidade o revezamento teve início com o acendimento da primeira tocha por três alunos da Escola Estadual Arthur Bernardes (Distrito de Amanhece). Em seguida 15 pessoas conduziram de mão-em-mão o símbolo olímpico que vai percorrer o Brasil por 95 dias, até a abertura dos Jogos Olímpicos do Brasil, no próximo dia 5 de agosto.
O secretário Carlos Henrique elogiou a estrutura montada em Araguari e se deixou contagiar pela grande festa e entusiasmo que os araguarinos receberam a chama olímpica. “Com muita alegria Araguari contagiou os corações de todos nós”, destacou o representante do governo estadual.
Já o prefeito Raul Belém disse que se surpreendeu com a resposta e a emoção que viu nas pessoas que acompanharam o revezamento. “Esperávamos um grande número de pessoas, porém, a presença de público ao longo do percurso e em frente à Prefeitura surpreendeu a todos. Não deu para segurar a emoção ao ver as pessoas contagiadas pelo espírito olímpico, verdadeira simbologia do esporte, que representa a união dos povos e a paz. Em Minas Gerais o revezamento começou em alto nível e o povo de Araguari deu um verdadeiro exemplo de civilidade”, descreveu o prefeito.
Os 15 condutores da Tocha Olímpica em Araguari foram: Mariana Pereira Machado, Renato Peters, Celso Gonçalves Filho, Wesley Bessa, Lauro Wilson Henriques, Lilian Couto, Lucas Costa, Eurides Henriques, Lucas Machado, Lorena Oliveira, Guilherme Franco, Rodrigo Pereira “Tictcha”, Phelipe Peres, Edvair de Oliveira “Japa”, e Pedro Naves.
Núcleo de Articulação Minas 2016
A ação integra o trabalho do Núcleo de Articulação Minas 2016, criado em 15 de abril de 2015 pelo governador Fernando Pimentel com o objetivo de realizar as medidas necessárias para sediar os eventos associados aos Jogos Rio 2016. Coordenado pelo secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Alves da Silva, o Núcleo congrega ao todo 16 secretarias e órgãos da administração estadual, que planejam e executam ações conjuntas com vistas a aumentar a eficiência das medidas e economizar recursos.
Deixe um comentário