Header Ads

Sobre o natural

Aristeu Nogueira Soares

Entre os anos de 1972 e 1976 estudei no “Raul Soares”. O meu boletim revela as melhores notas da Escola, mas não reporta os meus professores – uma pena. Professora Heleny, Cruvinel, Vânia... Quais mais?

Pouco me recordo dos meus colegas, mas alguns ainda espero reencontrar – O Antonio Marques da Silva Filho é o primeiro da lista, a seguir Wassyl, Manoel Ogando, Wanderson... O Adnan eu já achei!

Em pesquisas internéticas sei que o Antonio pode ser atualmente Oficial de Justiça, mas de onde?

Com alguns dados o “TSE” pode fornecer-me sua sessão eleitoral e nisso minha busca fica mais setorizada. Para tanto tenho a necessidade de saber o nome da mãe dele.

Com o intuito de buscar nos arquivos daquela escola tal informação fui à mesma no dia em que fui ao furologista. Furologista é o médico que tem me acompanhado numa certa infecção prostática.

A Escola deve ter sido tombada pelo Patrimônio Histórico do Aloísio, pelo menos a fachada, pois está idêntica ao meu arquivo da memória fotográfica.

Escola Estadual Raul Soares, estabelecimento
fundado em 26 de abril de 1909 (Fonte: Blog do Peron Erbetta)

Pensamentos juvenis renasceram-me. Senti uma vontade imensa de rever cada ponto daquele estabelecimento, mas não passei da Secretaria. Ninguém ali tinha cara de cicerone. Era um entra-e-sai daquela sala e ninguém falava comigo. Acabei escutando o nome de uma educadora e arrisquei chamá-la. Quando chamamos alguém pelo nome há chances maiores de um atendimento a contento.

Ao explicar à Professora Vera o motivo da minha presença ela se negou a dar tal informação, não pelo sigilo, mas porque os professores estavam em greve e ela, apesar de estar ali, não dominava os arquivos. Disse-me para voltar outra hora e quando disse que residia noutra cidade ela falou-me, já virando de costas, pra telefonar... Quem sabe?

Não acredito nesta hipótese e, no Exército, onde o Antonio Marques da Silva Filho também serviu, onde também não existe greve, eu poderei obter tal informação através de um soldado, até mesmo recruta.

Quando saí a fachada já não me pareceu a mesma, mas a grande janela frontal parecia ter se aberto à minha mente e contemplei o saudoso rosto da Professora Marilda Rodrigues da Cunha que a mim sorria. Valeu tudo!

6 comentários:

  1. Antônio Marques da Silva Filho, procurado por mim, já foi localizado: Trabalha na Administração da Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia, mas cidadão araguarino. Falta revê-lo - o que não tardará.

    ResponderExcluir
  2. Você foi um sortudo. Pela amostragem, teve excelentes professores. A E.E.Raul Soares brilhava pelo alto nível educacional e pelo excelente time de funcionários. Hoje eu não sei, afastada que estou das escolas, depois da aposentadoria. Igual a você sinto saudades daquela escola de ontem, escolas públicas que primavam pela seriedade, pelo nível de seus professores, pela disciplina, pelo respeito que recebiam da comunidade, pelos alunos que formavam... alunos assim, iguais a você!
    Abraço.
    Marília

    ResponderExcluir
  3. Quer dizer que aqui esteve Aristeu?

    E nem deu o ar da graça, pra conhecer, enfim, este fariseu...

    ResponderExcluir
  4. Aristeu, além de reencontrar velhos amigos da escola, convém visitar rapidamente o Raul Soares. É que em Araguari existem algumas máquinas pesadas loucas para derrubar qualquer resquício da história e da cultura da cidade.
    Pior que isso: ninguém faz nada. É o tal progresso a qualquer custo

    ResponderExcluir
  5. Ola Aristeu ! !
    Lembro-me de vc, realmete estudamos junto,
    Sou o Amir, me lembro bem de nossa sala.
    Moro em Uberlândia, e sempre vou pro Reri nos finais de semana, e ao passar pelo grnadioso Raul Soares, sinto uma alegria de ter passado por lá, sentado naqueles bancos.
    Outro dia tambem estive lá na escola, e foi da mesma maneira comigo, ninguem pra me receber, mais caminhei pelos corredores e pelo pátio, foi muito bom relembrar o passado
    Um grande abraço.
    Amir
    amirjavila@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Prezado Aristeu!!!
    Nuito obrigado pelos elogios a minha Tia Marilda. Tive a felicidade de uma infancia cercada e protegida pela minha avó Dona Fia ( Sra Genuina de Oliveira Cunha) e pelas minhas Marlene, Marilda e Teresinha Rodrigues da Cunha. Compreendo suas observacoes e infelizmente nao se preservou a nossa Araguari de outrora.Congratulacoes pelos seus artigos, sou sua leitora assídua. Afetuosamente um abraco da,
    Mara Lucia da Cunha Veloso
    email lagosul@msn.com

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.