Header Ads

Triângulo Mineiro recebe o primeiro concurso regional de Queijo Minas Artesanal

Foto: Alexandre Soares/Emater-MG

Produtores de Araguari, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo e Uberlândia irão participar da edição regional.
Foto: Alexandre Soares/Emater-MG

O município de Uberlândia vai promover, no dia 3 de setembro, a primeira edição do concurso regional do Queijo Minas Artesanal. O evento será durante a 52ª Exposição Agropecuária de Uberlândia (Camaru 2015) e vai contar com a participação de 11 produtores rurais. O concurso é uma realização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), com o apoio do Sindicato Rural de Uberlândia e da prefeitura.

O Triângulo Mineiro foi a sétima região a ser reconhecida como produtora de Queijo Minas Artesanal no estado. Ela é composta por 10 municípios, mas apenas quatro deles estarão representados nesta edição: Araguari, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo e Uberlândia. “Como a maioria dos produtores de Queijo Minas Artesanal do Triângulo está em processo de legalização das queijarias, esse concurso é uma ferramenta de incentivo aos mesmos", explica a coordenadora técnica da Emater-MG, Patrícia Freitas.

"Queremos que o produto seja reconhecido e valorizado pela sociedade e que esses produtores permaneçam na atividade, sendo exemplos para outros que queiram legalizar a produção”, acrescenta Patrícia Freitas. Ainda segundo a coordenadora, um diferencial desse concurso será a participação popular. É que além do júri técnico, composto por sete profissionais da área, haverá um júri popular formado pelos visitantes do estande.

A sétima região produtora do Queijo Minas Artesanal foi reconhecida oficialmente pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em março de 2014, com a homologação publicada na Portaria 1.397/2014. Na ocasião, foi dado o prazo de até dois anos para que os produtores da região do Triângulo regularizem as queijarias de acordo com as normas de produção do queijo, feito a partir do leite cru.

“A partir de então passou a ser desenvolvido na região, pela Emater-MG, o programa Queijo Minas Artesanal, que trabalha com foco na qualidade do produto, buscando oferecer aos consumidores um produto de qualidade, bem como a incrementar a renda das famílias produtoras desse queijo”, ressalta Patrícia Freitas.

Atualmente, de acordo com a coordenadora, cerca de 20 propriedades rurais produtoras estão passando pelo processo de legalização nos municípios de Araguari, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Romaria, Tupaciguara e Uberlândia.

Além do Triângulo Mineiro, as outas regiões do estado reconhecidas como produtoras do Queijo Minas Artesanal são: Araxá, Canastra, Campo das Vertentes, Cerrado, Serra do Salitre e Serro.

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.