Header Ads

Festa do Congado mantém a tradição em Araguari


Araguari viveu ontem (10) ao som das caixas, cuícas, pandeiros e recos-recos dos grupos de congados, moçambiques e catupés da cidade, que desfilaram em homenagem a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

A apresentação fez parte do encerramento da tradicional festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, realizada na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no centro da cidade.

Também conhecida como a Festa do Congado, o evento é considerado patrimônio cultural de Araguari. Seu início remonta aos anos 20 do século passado, portanto, existe há quase cem anos, expressando a fé e a religiosidade dos povos de influência africana.

O Congado originou-se no Congo, país localizado no centro-oeste da África, inspirando-se no Cortejo aos Reis Congos que era uma expressão de agradecimento do povo aos seus governantes. Ao receber a colonização portuguesa, vários africanos foram trazidos para o Brasil para serem escravos e acabaram trazendo esta tradição e mesclando com a cultura local.

Também chamado de congo ou congada, o Congado mescla cultos católicos com africanos num movimento sincrético. É uma dança que representa a coroação do rei do Congo, acompanhado de um cortejo compassado, cavalgadas, levantamento de mastros e música. Os instrumentos musicais utilizados são a cuíca, a caixa, o pandeiro, o reco-reco. Ocorre em várias festividades ao longo do ano, mas especialmente no mês de outubro, na festa de Nossa Senhora do Rosário. O ponto alto da festa é a coroação do rei do Congo.

Mais fotos...

Na celebração de festas aos santos, onde a aclamação é animada através de danças, com muito batuque de zabumba, há uma hierarquia, onde se destaca o rei, a rainha, os generais, capitães, etc. São divididos em turmas de números variáveis, chamados ternos. Os tipos de ternos variam de acordo com sua função ritual na festa e no cortejo: Moçambiques, Catupés, Marujos, Congos, Vilões e outros.

A Festa do Congado acontece anualmente na cidade, numa realização da Irmandade da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e da Associação Promocional dos Congados, Moçambiques e Catupés de Araguari, com o apoio da Prefeitura Municipal.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.