Exposição de imagens retrata cotidiano de Araguari e Uberlândia
Os trabalhos da artista araguarina Léa Zumpano podem ser apreciados na exposição "Nas Janelas do Triângulo", que está montada na Oficina Cultural até o dia 10 de julho, com entrada franca.
Segundo a artista plástica, a exposição possibilita um diálogo imagético entre as paisagens presentes nas janelas com as imagens da memória urbana do espectador.“São fotografias das cidades de Araguari e Uberlândia, a partir das quais defini por criar outras cenas para as janelas do Triângulo por meio das paisagens urbanas registradas em fotos”, diz.
Os lugares escolhidos - Uberlândia e Araguari – fazem parte da história de vida da artista. As cidades são trabalhadas por meio de softwares, gerando composições em que está presente o jogo com as formas e as cores, os aspectos arquitetônicos tendo relevância na construção das imagens.
Neste jogo que revela a percepção de Léa, constituem os fundamentos da poética: a observação, a seleção, o pensamento sensível, cognitivo associado a técnica. Assim, a artista consegue discutir o espaço urbano a partir de sua percepção, tendo a imagem como referência para dialogar com o espectador.
A observação e a percepção são fundamentais na escolha das fotografias produzidas pela artista. “Intervenções, acréscimos e supressões são realizadas, dando outra dimensão à fotografia original, desse modo, construindo outras imagens”, comenta.
Essas imagens refletem detalhes do urbano, são lugares recortados, espaços da cidade vistos com outros pontos de vista, do macro para o micro e vice-versa. “Um trabalho que pretende por meio das formas e cores, da simetria, do olhar detido em pequenos espaços/lugares e incorporando elementos, revelar novos/outros espaços/lugares”, completa.
Ela criou o termo fotoimagensgrafia para denominar este processo e a produção artística, pois considera que o termo “fotografia manipulada” não é suficiente frente ao processo e ao objeto artístico.
A exposição conta com 12 janelas, sendo oito impressas em tecido e quando colocadas no espaço do vitrô da galeria permitem uma transparência que se altera conforme a luminosidade proporcionada pelo sol. As outras quatro imagens são impressas em vinil adesivo, denominado de fotoimagensgrafia.
A artista
Léa Zumpano é natural de Araguari. Professora de arte da Secretaria Municipal de Educação em Uberlândia participa desde 2000 do Núcleo de Pesquisas em Ensino de Arte - NUPEA/Instituto de Artes/UFU -, e é uma das autoras dos livros: Poéticas Visuais em Uberlândia: ensaios e proposições educativas (2010) e Poéticas Visuais - Intercâmbios com o Triangulo Mineiro (2013). Desde 2004 participa da organização e coordena ações junto a formação continuada de Artes com professores da Rede Municipal de Ensino, as principais são: Encontro de Reflexões e Ações no Ensino de Arte - www.encontro.proex.ufu.br, Mostra Visualidades - nas escolas municipais, Circuito Visualidades - SESC, Casa de Cultura GraçA do Axé e CEMEPE, e, Projeto Viagem Cultural.
Serviço
Exposição "Nas Janelas do Triângulo"
Período: 27 de maio a 10 de julho de 2015
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: das 12h as 18h
Local: Oficina Cultural - Praça Clarimundo Carneiro, 204 - Bairro Fundinho
Uberlândia (MG)
Fonte: Ascom/Prefeitura de Uberlândia
Foto: Divulgação
Deixe um comentário