Biometria digital deverá valer para as eleições de 2016 em Araguari
Uma equipe do TRE-MG-Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, esteve no Palácio dos Ferroviários, nesta sexta-feira (15), em reunião com o prefeito Raul Belém. O encontro serviu para iniciar as tratativas com a Prefeitura, visando a implantação da biometria digital em Araguari, que deve valer para as eleições de 2016.
De acordo com as conversas iniciais o cadastramento biométrico deverá ser realizado entre agosto deste ano e maio de 2016. Para isso, a prefeitura deverá disponibilizar estrutura física com acesso a Internet e pessoal. “Um dos espaços adequados para receber a estrutura é a UAITEC. Já fizemos uma consulta ao diretor da unidade, professor Ubiratan Coutinho, que inclusive apresentou o espaço e está disposto a firmar parceria para implantação do sistema biométrico, que deve valer para as eleições do próximo ano”, explicou o prefeito Raul Belém.
Adriano Dinardi Júnior, diretor geral do TRE-MG, explicou que o sistema de identificação biométrica dá maior segurança às eleições. “Não significa agilidade e sim segurança na identificação do eleitor. Se por ventura o sistema não identificar o eleitor, ele votará pelo sistema tradicional do voto eletrônico. Mas o sistema adotado pelo Justiça Eleitoral no Brasil é avançado e mais eficiente do que o utilizado na maioria das instituições e empresas no país atualmente”, relatou.
Do encontro com o prefeito Raul Belém participaram o juiz eleitoral da 16ª Zona Eleitoral Márcio José Tricote, o chefe do Cartório Eleitoral Fernando Guetti, a assessora administrativa da presidência do TRE-MG Cláudia Matosinhos de Andrade, o diretor geral do TRE-MG Adriano Dinardi Júnior e o presidente da Câmara Municipal de Araguari, vereador Giulliano Sousa Rodrigues.
Deixe um comentário