Cobrança de pedágio na BR-050 começa a partir do dia 12 de abril
Cinco praças de pedágio entram em operação na BR-050 a partir do dia 12 de abril. No trecho entre Araguari e Uberlândia a cobrança começa dia 14, com tarifa a R$ 3,00
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela fiscalização do contrato de concessão da BR-050, autorizou a cobrança de tarifa a partir do dia 12 abril em cinco das seis praças de pedágio na BR-050, assim como o valor das tarifas por categoria de veículo. A tarifa básica (categoria 1) é aplicada a veículos de passeio; outras categorias de veículos terão preços diferenciados (veja tabela).
A cobrança da tarifa básica na praça entre Araguari e Catalão, no km 13, valerá a partir do dia 12, com valor de R$ 3,90. Já no posto de cobrança entre Uberlândia e Araguari, no km 51 da rodovia, a cobrança começa no dia 14 e o custo será de R$ 3. Os valores para veículos com mais de dois eixos, como, por exemplo, ônibus e caminhões, tem variação entre R$ 5,85 e R$ 31,20, dependendo do trecho e do número de eixos.
As tarifas básicas de pedágio de cada praça, valor pago pelo usuário como contraprestação às obras realizadas e serviços oferecidos na rodovia, foram definidas tendo como base o valor de R$ 4,53 para cada 100 quilômetros (ou R$ 0,0453/km) estabelecido na data do edital de licitação (maio 2012). Esse valor foi atualizado pela variação do IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Ampliado até a data de início da cobrança das praças, e será corrigido anualmente; conforme estabelece o contrato de concessão. Os valores das tarifas por praça de pedágio variam em decorrência do TCP – Trecho de Cobertura da Praça, também pré-estabelecido no contrato, considerando o valor da tarifa básica multiplicado pelo TCP de cada praça, entre outros fatores.
TARIFAS DE PEDÁGIO POR CATEGORIA DE VEÍCULO
INÍCIO DE COBRANÇA DE PEDÁGIO
EMPREGOS E INVESTIMENTOS
De acordo com a MGO Rodovias, a concessionária dos serviços na BR-050, as cinco praças de pedágio serão operadas por 228 funcionários (agentes de arrecadação), todos contratados nos municípios e região onde elas estão localizadas.
Em 30 anos, a concessionária deverá investir R$ 3 bilhões na BR-050. Desse total, R$ 2,38 bilhões destinam-se a intervenções estruturais no pavimento e melhorias funcionais e operacionais e R$ 650 milhões especificamente para ampliação/duplicação da rodovia. Nos 5 primeiros anos serão R$ 1,36 bilhão em investimentos, sendo que em 2014 a concessionária já investiu R$ 186,5 milhões e neste ano investirá R$ 280 milhões.
A MGO destaca que os benefícios aos usuários e para a economia dos municípios localizados no trecho sob concessão na BR-050 começaram em 2014, primeiro ano de concessão. Segundo a empresa, 1.674 empregos diretos e cerca de 2.500 indiretos foram gerados nos municípios. Neste ano, esses municípios também terão uma nova fonte de receita: a arrecadação de ISSQN sobre a arrecadação das praças de pedágio, que é proporcional à extensão da área territorial de cada município na BR-050.
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Funcionária da MGO Rodovias durante treinamento. Foto: Divulgação |
A cobrança da tarifa básica na praça entre Araguari e Catalão, no km 13, valerá a partir do dia 12, com valor de R$ 3,90. Já no posto de cobrança entre Uberlândia e Araguari, no km 51 da rodovia, a cobrança começa no dia 14 e o custo será de R$ 3. Os valores para veículos com mais de dois eixos, como, por exemplo, ônibus e caminhões, tem variação entre R$ 5,85 e R$ 31,20, dependendo do trecho e do número de eixos.
As tarifas básicas de pedágio de cada praça, valor pago pelo usuário como contraprestação às obras realizadas e serviços oferecidos na rodovia, foram definidas tendo como base o valor de R$ 4,53 para cada 100 quilômetros (ou R$ 0,0453/km) estabelecido na data do edital de licitação (maio 2012). Esse valor foi atualizado pela variação do IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Ampliado até a data de início da cobrança das praças, e será corrigido anualmente; conforme estabelece o contrato de concessão. Os valores das tarifas por praça de pedágio variam em decorrência do TCP – Trecho de Cobertura da Praça, também pré-estabelecido no contrato, considerando o valor da tarifa básica multiplicado pelo TCP de cada praça, entre outros fatores.
TARIFAS DE PEDÁGIO POR CATEGORIA DE VEÍCULO
INÍCIO DE COBRANÇA DE PEDÁGIO
EMPREGOS E INVESTIMENTOS
De acordo com a MGO Rodovias, a concessionária dos serviços na BR-050, as cinco praças de pedágio serão operadas por 228 funcionários (agentes de arrecadação), todos contratados nos municípios e região onde elas estão localizadas.
Em 30 anos, a concessionária deverá investir R$ 3 bilhões na BR-050. Desse total, R$ 2,38 bilhões destinam-se a intervenções estruturais no pavimento e melhorias funcionais e operacionais e R$ 650 milhões especificamente para ampliação/duplicação da rodovia. Nos 5 primeiros anos serão R$ 1,36 bilhão em investimentos, sendo que em 2014 a concessionária já investiu R$ 186,5 milhões e neste ano investirá R$ 280 milhões.
A MGO destaca que os benefícios aos usuários e para a economia dos municípios localizados no trecho sob concessão na BR-050 começaram em 2014, primeiro ano de concessão. Segundo a empresa, 1.674 empregos diretos e cerca de 2.500 indiretos foram gerados nos municípios. Neste ano, esses municípios também terão uma nova fonte de receita: a arrecadação de ISSQN sobre a arrecadação das praças de pedágio, que é proporcional à extensão da área territorial de cada município na BR-050.
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