Carroças puxadas por cavalos continuam como opção para o transporte de cargas em Araguari
Apesar dos tempos modernos e tecnologicamente desenvolvidos, o uso do transporte de cargas, especialmente de materiais de construção, por carroças puxadas por cavalos continuam sendo uma constante pelas ruas e avenidas de Araguari. Hoje, no período da tarde, por volta da 1h30, a reportagem flagrou três destes veículos carregados de tijolos e sacos de cimento sendo conduzidos em fila pela região central, em vias de grande movimento da cidade.
O comboio passou pela praça Gaioso Neves, em frente ao Palácio dos Ferroviários, e percorreu toda a extensão da avenida Joaquim Anibal com destino ao Bairro Sibipiruna. O trajeto até a entrada da rua Joviano Troncha, principal via de acesso ao Sibipiruna, durou cerca de 10 minutos.
Com perícia e prudência, quatro pessoas conduziam as carroças. O condutor da primeira, sinalizava aos que o seguiam os obstáculos à frente, bem como coordenava os momentos de paradas nos cruzamentos e no semáforo da avenida Minas Gerais.
O preço do carreto na região central da cidade varia de R$ 25 a R$ 30,00, por viagem. Além de materiais de construção, os veículos são utilizados em larga escala para o transporte de outros produtos, sendo móveis o principal deles. Profissionais que trabalham no setor, estimam que há cerca de 80 destes veículos atualmente prestando serviços na cidade. Segundo eles, as carroças representam na maioria das vezes a única fonte de renda de famílias inteiras.
Na primeira foto, o comboio segue pela avenida Joaquim Anibal. Na imagem acima, as carroças alcançam a entrada do Bairro Sibipiruna. Fotos: Portal de Araguari |
Deixe um comentário