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A chegada da ferrovia a Araguari


A ferrovia chegou oficialmente a Araguari no dia 15 de novembro de 1896, data em que foi inaugurada a estação de passageiros da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

Foto de 1938, publicada na Revista SPR (São Paulo Railway), 1/1939
"Inaugurou-se a Estrada de Ferro durante a nossa estada em Araguary. Imaginem que barulhada. Veio da roça não sei quanta gente para ver o 'bicho que lança fogo e tem parte com o diabo'... Houve mesa com doces, brindes, muita cerveja. As senhoras em grande toalete, na Estação, esperando a máquina que vinha toda enfeitada com bandeirolas. Quando, porém, ela apitou, foi uma corrida por ali a fora. Mulheres tiveram ataques, homens velhos juraram que nunca se serviriam de semelhante cousa, que urra feito bicho e tem fogo no corpo. Os moleques corriam de pavor, derrubando os taboleiros de biscoitos. E, enquanto isto, a máquina entrava triunfal na pequena estação de Araguary. Durante muitos dias só se falou na tal invenção do capeta. Passamos vinte dias em Araguary e de lá trouxemos saudades, pois Alfredo e Mariquinha não podiam ser mais amáveis e nos trataram com a maior amizade".

O texto acima encontra-se no livro Do Rio de Janeiro a Goiás, 1896: A Viagem era Assim, da escritora Maria Paula Fleury de Godoy, pubicado em 1961, em 1.ª edição. O livro trata-se da narrativa encontrada no diário da viagem empreendida pela mãe da autora, Augusta de Faro Fleury Curado, entre o Rio de Janeiro e Goiás, no ano de 1896. Augusta era pianista e escritora nascida em Curitiba-PR. Foi uma mulher educada em Paris, que mudou se para Goiás acompanhando o marido, Sebastião Fleury Curado, advogado de origem goiana, formado em São Paulo, deputado na Assembléia Constituinte de 1891 e procurador da República. Maria Paula era uma das filhas que participou, com o casal, da penosa viagem de quatro meses.

A implantação da Mogiana em Araguari integrava o plano de viação férrea idealizado pelo Governo Provisório Republicano, para integrar diversas regiões do Brasil. Do projeto constava a construção da Linha do Catalão, que previa alcançar a cidade de Catalão, em Goiás, e dali seguir para Belém do Pará, o que acabou não acontecendo.

Seguindo o plano inicialmente estabelecido, a Linha do Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896 a Araguari. Ela era a continuação da Linha do Rio Grande, que tinha início na estação de Jaguara, no município de Sacramento-MG, às margens do rio Grande.

Já a ligação ao estado de Goiás, anteriormente pretendida pela Mogiana, veio acontecer anos mais tarde, por meio da empresa Estrada de Ferro Goiás, que construiu o trecho de Araguari a Catalão, chegando a Goiânia e Brasília.

A desativação da estação da Mogiana ocorreu no início do ano de 1967, quando os seus trens de passageiros da linha Campinas-Araguari, foram transferidos para a estação da Viação Férrea Centro-Oeste (VFCO), denominação, na época, da extinta Estrada de Ferro Goiás.

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