Header Ads

Araguari sedia exposição de cavalos Mangalarga Marchador

Leilamar Costa (*)

Um total de 230 animais estão inscritos para a III Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador de Araguari que começa nesta quinta-feira (8) e se estende até o dia 11. Os animais são originários de diferentes regiões como São Paulo, Goiás, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Neste ano o número de inscritos supera as edições 2010 e 2011, que juntas somaram 270 animais. O evento acontece no Parque de Exposição Ministro Rondon Pacheco, a partir das 08 horas, mas a cerimônia de abertura está marcada para as 18 horas.

  A grande procura levou os organizadores a anteciparem para os dias 6 e 7 a data de entrada dos animais no Parque, inicialmente prevista para o dia 8. A data de início dos julgamentos também foi antecipada de 9 para 8, se estendendo até o dia 11. O recorde de animais inscritos foi o suficiente para comemoração. Na avaliação dos organizadores isso comprova a consolidação e a credibilidade do evento.

 A Exposição é realizada pela Associação de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas – ACCMMTAN e o Sindicato dos Produtores Rurais de Araguari, e conta o com apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Mangalarga Marchador (ABCCMM) e do Clube da Cavalgada de Araguari.

Dos Objetivos e expectativas

A Exposição tem a proposta de fomentar e propagar a criação da raça na região. Também contribui para a disseminação de conhecimentos sobre o Mangalarga Marchador, através da troca de informações e de experiência entre seus criadores. Outro ponto positivo é a possibilidade de confrontação de animais de diferentes regiões, permitindo avaliar o desenvolvimento do criatório e o grau de melhoramento zootécnico da raça. “Nas exposições e copas de marcha da raça, temos a oportunidade de comparar os diversos animais, tanto no quesito andamento como no quesito morfologia. Ao final de cada julgamento, o árbitro faz os comentários e as justificativas dos sete primeiros colocados, o que é uma grande oportunidade de aprendizagem, motivando os criadores a aprimorarem a qualidade de seus rebanhos”, comenta Caio Brasil, Diretor Regional da ACCMMTAN.

Otimismo também presente no que se refere ao volume de negócios a serem gerados pela Exposição: “Este evento é também uma grande vitrine. Conta com animais de altíssimo padrão. Acreditamos que será mais uma excelente oportunidade para quem quer comprar ou vender, com a certeza de estar fazendo um bom negócio”, destaca Túlio Rodrigues da Cunha, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Araguari. 

Sobre a competição

A III Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador terá provas de morfologia, marcha e ação e vai contar pontos para o ranking nacional. Os julgamentos serão realizados na pista de apresentação de animais do Parque, que reúne todas as condições ideais para as provas. A pista é cercada e mede 80m x 60m. Os árbitros foram escalados pela ABCCMM. Fabiano de Abreu Bittencourt vai julgar a Marcha, enquanto Carlos Augusto Cunha Sacchi, a Morfologia.

Para animais acima de 15 meses+1 dia a 36 meses serão disputados campeonatos nas modalidades: Potro/Potra Mirim; Potro/Potra Jovem; Potro/Potra; Potro/Potra Maior; Potro/Potra Júnior.

Os animais acima de 36 meses + 1 dia disputarão campeonatos nas seguintes categorias: cavalo/Égua Júnior (36 meses+1dia); Cavalo/Égua Jovem; Cavalo/Égua; Cavalo/Égua Adulto(a); Cavalo/Égua Sênior; Campeonato Campeão dos Campeões da Raça (Machos e Fêmeas).

A III Exposição de Araguari conta ponto para o Rancking da ABCCMM e é classificatória para a 31ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador que acontece anualmente em Belo Horizonte no mês de julho. Todos os campeões e Reservados Campeões de Categoria e Marcha se classificam.

(*) Jornalista e Assessora de Comunicação do Sindicato dos Produtores Rurais de Araguari

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.