Header Ads

Especialista em segurança irá comandar a Secretaria de Trânsito e Transportes de Araguari

O prefeito Marcos Coelho de Carvalho nomeou o advogado José Wilson da Paixão Lisboa, coronel da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais, para assumir a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans).

A lei de criação da Settrans foi sancionada no dia 8 de julho último, depois de aprovada, por unanimidade, em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores, com a finalidade de integrar Araguari ao Sistema Nacional de Trânsito. Também foram criadas a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e o Fundo Municipal de Trânsito e Transportes (FMTT).

José Wilson da Paixão Lisboa (46 anos) é natural de Belo Horizonte. Prestou serviços à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais por 30 anos, sendo comandante da Nona Companhia de Polícia Militar Independente, em Araguari, por quatro anos e quatro meses; comandante do 46º Batalhão de Polícia Militar, em Patrocínio, por dois anos e seis meses; e chefe do Estado Maior da Nona Região de Polícia Militar, em Uberlândia, onde se aposentou em 2010. Formado em Direito pela Faculdade Milton Campos, é casado com a araguarina Beatriz Lisboa.

Ele contou que os contatos com o prefeito Marcos Coelho de Carvalho surgiram ainda em 2010, quando iniciou, a pedido do Executivo, um trabalho de análise do trânsito local e seus problemas. “Esse estudo é relacionado aos acidentes com vítimas, mobilidade urbana, estacionamento, entre outras questões”.

José Wilson comentou que a municipalização do trânsito no município é um desafio e requer a participação efetiva da comunidade na resolução dos problemas afetos à mobilidade urbana.

"A frota de veículos em Araguari hoje passa de 55 mil veículos, ou seja, a cidade é de porte médio para grande, necessitando de uma estrutura específica para conter os acidentes de trânsito. Teremos trabalho, por outro lado acredito muito em dias melhores para a nossa comunidade”, enfatizou o futuro secretário.

Fonte: Gazeta do Triângulo

Um comentário:

  1. Aloisio, espero não me enganar, mas Secretário competente não basta e você já pode ter chegado a essa conclusão. Assim como aconteceu com o Miguel, apresentado como grande esperança, que eu havia previsto problemas com delegação de competência, autonomia e dinheiro para agir, esse Secretário também pode chegar ao mesmo fim. Criar secretaria também em muitas cidades não foi a solução. Transporte urbano é soma de vários quesitos. A prefeitura já tinha estudo sobre o fluxo de carros na cidade. Mas teorias são várias. Por exemplo: é ótimo andar de bicicleta, mas se não houver estrutura para isso não adianta. Não há nada mais inseguro do que andar de bicicleta em grandes centros. É ótimo falar que ônibus é a solução, mas se não comprarem ônibus e aumentar o número de linhas não adianta, etc. Saber que o dióxido de carbono de carros polui 98% mais do que ônibus também todos sabem, mas continuamos sem ônibus na maioria das cidades brasileiras. Em todas as cidades a sensação é de que a qualquer momento o trânsito entra em colapso. Tem-se que combinar com os motoristas de carro que moram longe de casa para irem para o trabalho de ônibus e aí chegaremos à conclusão que os governos precisam da colaboração das pessoas. Elas precisam sentir que estão atendidas com as soluções, etc. Araguari não é diferente. Mas também é fundamental despersonalizar os problemas da cidade criando estrutura técnica permanente na prefeitura, sem isso logo se descobrirá que é necessária fiscalização, policiamento, verbas, etc. Planejamento é a palavra para resumir. É preciso visão elevada dos administradores e também é necessário retaguarda de pessoas competentes e estáveis, capazes de sobreviverem aos prefeitos, para que cada governo não se veja na obrigação de rever tudo que foi feito e o que não foi feito. Mas quem sabe este Secretário tenha competência para deixar a Rui Barbosa, ao menos no sábado, fechada para carros como já se percebe como quase uma exigência dos consumidores que correm risco de serem atropelados ao atravessarem a rua.

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.