Header Ads

Pesque Legal

Em comemoração ao Dia do Pescador (29/06), o Consórcio Capim Branco Energia (CCBE), em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizam hoje a ação “Pesque Legal”, um mutirão para emissão de carteiras de pesca para adultos. A atividade acontece na sede do IEF.

O objetivo do evento é alertar a população sobre a importância em adquirir a carteira de pesca, visto que o porte é obrigatório. As carteiras emitidas pelo IEF são para pescadores amadores e tem validade de um ano. A inscrição é gratuita para crianças até 12 anos, aposentados, homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 60 anos.

De acordo com o gerente de pesca do IEF/Regional Triângulo Mineiro, portar a carteirinha é assegura uma pescaria sem problemas legais. “É cada vez maior o número de pessoas que nos procuram para emissão do documento. Atribuímos isso ao amplo trabalho de divulgação e fiscalização que tem sido realizado”, afirma.

O marceneiro Rames Antônio acordou cedo hoje para fazer a sua carteirinha. Se diz  pescador desde criança, por influência dos pais. Consciente do porte obrigatório, ele sempre leva a sua carteirinha nas pescarias. “É bom sempre ter o documento, pois previne a gente de levar uma multa ou até ficar o material da pescaria”, afirma.

Já o aposentado Onésimo Fernandes Ferreira foi notificado recentemente pela Polícia Rodoviária por transportar apetrechos de pesca sem portar a carteirinha. O material  foi recolhido e ele notificado, com prazo de trinta dias para regularizar a situação e rever os seus pertences. Hoje ele foi ao IEF fazer a sua carteirinha. Se considera um pescador ocasional e não sabia da obrigatoriedade do documento. “ Eu achava que por ser aposentado, não havia necessidade do porte do documento”. Hoje vou fazê-la pois, não quero correr o perigo de ficar sem o meu material e até levar uma multa” diz.

A atividade faz parte do Projeto Amigos da Represa, desenvolvido desde junho do ano passado pelo CCBE, com o objetivo de alertas pescadores e turistas sobre a importância de se preservar o patrimônio natural de Amador Aguiar I e II. Para a assistente social do CCBE, Liana Ribeiro, o projeto tem como foco a educação ambiental de crianças e adultos. “Ao mesmo tempo que essas pessoas cumprem uma obrigação legal, elas recebem orientações sobre como desfrutar o lazer da pesca sem prejudicar o meio ambiente”

A primeira etapa dessa atividade foi realizada na primeira quinzena de junho, quando o IEF e CCBE foram a quatro escolas da região de entorno do Complexo Energético Amador Aguiar para a confecção de carteirinhas de pescador infantil.

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.