Header Ads

CCBE realiza ação em defesa da Piracema

Equipe que realizou a ação
Foto: Divulgação.
CLIQUE  PARA AMPLIAR
Janaína Moura
O Consórcio Capim Branco Energia (CCBE) realizou ontem (21) uma ação de educação ambiental nos reservatórios das usinas hidrelétricas Amador Aguiar I e II (antigas Capim Branco I e II).

Durante a ação, equipes percorreram de barco as represas distribuindo kits contendo bonés, sacolas de lixo e um folder explicativo com as normas da portaria do IEF nº223 de 2010, que regulamenta a pesca nas represas de Amador  Aguiar I e II durante a Piracema – período de reprodução dos peixes que ocorre entre os meses de novembro e fevereiro.

Além da equipe do CCBE estavam presentes no evento a secretária de Meio de Ambiente de Uberlândia, Raquel Mendes, o gerente de pesca do Instituto Estadual de Florestas (IEF)/Regional Triângulo Mineiro, Leandro Gervásio de Oliveira, equipes da Polícia Ambiental de Araguari e Uberlândia e representantes da secretaria de Meio Ambiente de Araguari.

De acordo com a bióloga do CCBE, Simone Mendes, o intuito da ação é chamar a atenção das pessoas sobre a importância de se preservar o local. “Esta é uma ação educativa; queremos que as pessoas saibam conciliar lazer com preservação ambiental”.

Leandro Gervásio explica que esse tipo de ação é preventiva, pois quanto a maior a divulgação da portaria, menor é a incidência de crimes ambientais no local. “ Esse é um trabalho constante do IEF para evitar que a pesca na região fique comprometida pelo abuso de alguns pescadores”.

Raquel Mendes disse que parcerias como esta são importantes para fortalecer propostas educativas. “É importante a união de órgãos que atuam na mesma área e com o mesmo foco, pois assim as ações ganham mais força e abrangência. Temos na região a cultura da pesca e o lazer e atividades desse tipo são bem recebidas por todos.”

Com o título “Quem é Amigo da Represa respeita a Piracema”, a ação faz parte do projeto de educação ambiental “ Amigos da Represa”, desenvolvido pelo CCBE desde junho deste ano com o objetivo de alertar os pescadores e turistas sobre a importância de se preservar o patrimônio natural de Amador Aguiar I e II.

Bióloga do CCBE orienta crianças sobre a pesca e preservação das represas (Foto: Divulgação)
Crianças recebem kits com folder explicativo sobre a Piracema (Foto: Divulgação)

Um comentário:

  1. A piracema quer dizer o caminho de volta, coisa que a BR-050 não proporciona a muitos motoristas.

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.