Araguari, em Forquetinha (RS)
A igreja da localidade construÃda em estilo enxaimel, uma caracterÃstica da cultura alemã |
Conhecido desde 1896, com a chegada dos primeiros imigrantes alemães, como Neu Deustschland, ou seja Nova Alemanha, a localidade situada à cerca de doze quilômetros da sede do municÃpio [Forquetinha], recebeu a denominação de Araguari, em função da segunda guerra mundial em 1945, quando foram proibidos nomes estrangeiros. Conforme o historiador e hoje prefeito do municÃpio, Waldemar Richter, o nome Araguari é de origem indÃgena e foi imposto pelo governo federal. Próximos da localidade, também existem comunidades com nomes de Araguari, em Canudos do Vale e Sério. De acordo com pesquisas de Richter entre os primeiros colonizadores constavam sobrenomes como Leonhardt, Ludwig, Mayer, Radtke. Há registros de colonizadores, como a famÃlia Dhamer, chegando por volta de 1896, na região mais baixa da localidade. Já no alto das montanhas, um grupo de famÃlias aportou em 1910. A Escola Municipal Castro Alves funcionou até a década de 1980. João Ivo Bald, hoje com 82 anos, foi um dos primeiros professores.
A economia atual se baseia na produção primária, com destaque para o cultivo do milho para silagem, fumicultura, criação de gado leiteiro e chiqueirões. A altitude em torno de 400 metros acima do nÃvel do mar proporciona, além de temperaturas amenas, a visualização de belas paisagens, especialmente da região cortada pelos Arroios Nova Alemanha e Forquetinha. Por ser uma região montanhosa, existem dificuldades para captação de sinais de internet e celular. Cerca de trinta pessoas residem na localidade, entre elas as famÃlias Prass, Müller, Veruck, Heid, Bald, Radtke e Ludwig. A fé é professada na única igreja da localidade. ConstruÃda em estilo enxaimel, uma caracterÃstica da cultura alemã, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), realiza cultos mensais. O ponto de encontro da comunidade para festas, reuniões e bailes é a Sociedade Neu Deustschland, fundada em 1916 e que teve como primeiro presidente, Fhillip Bast.
Conheça a história de Forquetinha, uma cidade maravilhosa de ser visitada Acesse o blog "Um Lugar no Vale" |
Fritz ist mein Landsmann.
ResponderExcluirTradução: Fritz é meu conterrâneo.
E eu que pensei ser neto de Ãndia. Na verdade, sou é descendente de alemão...hehehe
ResponderExcluirBrincadeiras à parte, muito bom saber que existe outra Araguari que, também, não pode ser trocada por nenhum outro local.