Header Ads

O "novo" Maracanã

O Maracanã terá dois anéis de cadeiras a partir de dezembro de 2012.
Foto: Divulgação/Emop
Um Maracanã "menor", porém mais moderno e mais confortável. Pelo menos é o que ficou claro em fotos divulgadas pela Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (Emop), um órgão público do governo carioca, responsável pelo projeto de reforma do Estádio Mário Filho, mais conhecido por Maracanã. A praça esportiva mais famosa do mundo, que já está fechada para obras desde o dia 8 de setembro, ficará pronto em dezembro de 2012. A obra, cuja intenção principal é sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, está orçada em R$ 705 milhões.


Segundo a Emop, a reforma, de acordo com as determinações da Fifa, vai dar mais conforto e visibilidade ao torcedor. A parte de baixo do estádio, onde ficavam as cadeiras azuis, será elevada em cerca de cinco metros. A parte de cima vai avançar 12 metros em direção ao campo. Dessa forma, quem for ao Maracanã vai assistir ao jogo mais perto do campo. O padrão de visibilidade da Fifa determina que todos os espectadores possam enxergar sobre a cabeça do torcedor sentado duas fileiras à frente, em um linha reta.

Para ser mais confortável, a capacidade do estádio tem de ser diminuída dos atuais 83.717 lugares para 76.525, sendo 27.822 na arquibancada inferior e 48.703 na arquibancada superior. A setorização, que possibilita ao torcedor saber exatamente por onde deve chegar à área de arquibancada, vai fazer com que seja mais rápido e cômodo entrar e sair do Maracanã. O padrão exigido pela Fifa é de oito a 12 minutos para que todo o estádio seja evacuado. No entanto, de acordo com projeto da Secretaria de Obras, o Maracanã será totalmente esvaziado num intervalo de sete minutos e meio a oito minutos.

Para atender esse quesito, vão ser construídas quatro rampas, facilitando o acesso, inclusive de portadores de necessidades especiais, a todos os pontos do estádio, totalizando seis rampas. A reforma vai recuperar o uso das duas rampas monumentais, atualmente desativadas. Desde que foram construídos os camarotes na parte de cima do anel, as rampas deixaram de ser usadas.

História

A construção do Maracanã foi muito criticada por Carlos Lacerda, na época deputado federal e inimigo político do prefeito da cidade, o general Ângelo Mendes de Morais, pelos gastos e, também, devido à localização escolhida para o estádio, defendendo que o mesmo fosse construído em Jacarepaguá. Ainda assim, apoiado pelo jornalista Mário Rodrigues Filho, Mendes de Morais conseguiu levar o projeto para frente. Na área escolhida, situava-se uma arena destinada à corrida de cavalos. A concorrência para as obras foi aberta pela prefeitura do Rio de Janeiro em 1947, tendo como projeto arquitetônico vencedor o apresentado por Miguel Feldman, Waldir Ramos, Raphael Galvão, Oscar Valdetaro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro. As obras iniciaram-se em 2 de agosto de 1948, data do lançamento da pedra fundamental. Trabalharam na construção cerca de mil e quinhentos homens, tendo somado a estes mais dois mil nos últimos meses de trabalho. Apesar de ter entrado em uso em 1950, as obras só ficaram completas em 1965.

Sua inauguração deu-se com a realização de uma partida de futebol amistosa entre seleções do Rio de Janeiro e São Paulo no dia 16 de junho de 1950, vencida pelos paulistas por 3 a 1. O meio-campista da equipe carioca Didi foi o primeiro autor de um gol no estádio.

Record de público

No dia 15 de dezembro de 1963, em jogo final do Campeonato Carioca, entre o Flamengo e o Fluminense, registrou-se o maior público de uma partida entre clubes no mundo, 194.603 presentes (177.656 pagantes). Porém, o recorde de público pagante oficial da história do Maracanã (entre seleções nacionais) é de 183.341 pagantes (195.513 presentes), registrado em 31 de agosto de 1969, na partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970, disputada por Brasil e Paraguai, cujo resultado final foi de 1 a 0 para os brasileiros.

Fontes: Emop, Globo Esportes e Wikipedia

Um comentário:

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.