O "novo" Maracanã
O Maracanã terá dois anéis de cadeiras a partir de dezembro de 2012. Foto: Divulgação/Emop |
Segundo a Emop, a reforma, de acordo com as determinações da Fifa, vai dar mais conforto e visibilidade ao torcedor. A parte de baixo do estádio, onde ficavam as cadeiras azuis, será elevada em cerca de cinco metros. A parte de cima vai avançar 12 metros em direção ao campo. Dessa forma, quem for ao Maracanã vai assistir ao jogo mais perto do campo. O padrão de visibilidade da Fifa determina que todos os espectadores possam enxergar sobre a cabeça do torcedor sentado duas fileiras à frente, em um linha reta.
Para ser mais confortável, a capacidade do estádio tem de ser diminuída dos atuais 83.717 lugares para 76.525, sendo 27.822 na arquibancada inferior e 48.703 na arquibancada superior. A setorização, que possibilita ao torcedor saber exatamente por onde deve chegar à área de arquibancada, vai fazer com que seja mais rápido e cômodo entrar e sair do Maracanã. O padrão exigido pela Fifa é de oito a 12 minutos para que todo o estádio seja evacuado. No entanto, de acordo com projeto da Secretaria de Obras, o Maracanã será totalmente esvaziado num intervalo de sete minutos e meio a oito minutos.
Para atender esse quesito, vão ser construídas quatro rampas, facilitando o acesso, inclusive de portadores de necessidades especiais, a todos os pontos do estádio, totalizando seis rampas. A reforma vai recuperar o uso das duas rampas monumentais, atualmente desativadas. Desde que foram construídos os camarotes na parte de cima do anel, as rampas deixaram de ser usadas.
História
A construção do Maracanã foi muito criticada por Carlos Lacerda, na época deputado federal e inimigo político do prefeito da cidade, o general Ângelo Mendes de Morais, pelos gastos e, também, devido à localização escolhida para o estádio, defendendo que o mesmo fosse construído em Jacarepaguá. Ainda assim, apoiado pelo jornalista Mário Rodrigues Filho, Mendes de Morais conseguiu levar o projeto para frente. Na área escolhida, situava-se uma arena destinada à corrida de cavalos. A concorrência para as obras foi aberta pela prefeitura do Rio de Janeiro em 1947, tendo como projeto arquitetônico vencedor o apresentado por Miguel Feldman, Waldir Ramos, Raphael Galvão, Oscar Valdetaro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro. As obras iniciaram-se em 2 de agosto de 1948, data do lançamento da pedra fundamental. Trabalharam na construção cerca de mil e quinhentos homens, tendo somado a estes mais dois mil nos últimos meses de trabalho. Apesar de ter entrado em uso em 1950, as obras só ficaram completas em 1965.
Sua inauguração deu-se com a realização de uma partida de futebol amistosa entre seleções do Rio de Janeiro e São Paulo no dia 16 de junho de 1950, vencida pelos paulistas por 3 a 1. O meio-campista da equipe carioca Didi foi o primeiro autor de um gol no estádio.
Record de público
No dia 15 de dezembro de 1963, em jogo final do Campeonato Carioca, entre o Flamengo e o Fluminense, registrou-se o maior público de uma partida entre clubes no mundo, 194.603 presentes (177.656 pagantes). Porém, o recorde de público pagante oficial da história do Maracanã (entre seleções nacionais) é de 183.341 pagantes (195.513 presentes), registrado em 31 de agosto de 1969, na partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970, disputada por Brasil e Paraguai, cujo resultado final foi de 1 a 0 para os brasileiros.
Fontes: Emop, Globo Esportes e Wikipedia
De repente o Maracanazinho fica maior que ele..
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