Header Ads

Frango caipira tem festival gastronômico em MG

Prato de frango caipira com pequi. Foto: Divulgação/Sedvan MG
O frango caipira em panelas de pedra ou de barro, horas a fio preparado no fogão à lenha, sob os temperos mais inusitados e molhos diversos é a iguaria mineira por excelência que vai dar sabor ao Festival Gastronômico Frango Caipira, que acontece de 29 de outubro a 2 de novembro, em São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito do Serro, na região Central do Estado.

Em sua quinta edição, o festival traz variações sobre o mesmo tema: inovar nos sabores, quando a base sólida impera no ingrediente principal, o autêntico franguinho caipira. O evento se firma no cenário da gastronomia e é um convite a algo mais: estar à mesa, encontrar os amigos, uma boa conversa, sentir a mineiridade nos sabores, nos aromas e na beleza de São Gonçalo.

Realizado pelo Grupo Gestor do programa Turismo Solidário e pela Associação Comunitária Sempre Viva, o V Festival Gastronômico Frango Caipira é uma iniciativa dos empreendedores de São Gonçalo do Rio das Pedras, que tem como objetivo a valorização da gastronomia regional.


Ingredientes inusitados

Frango com quiabo, molho pardo e frango com ora pro nobis já são velhos conhecidos e, é claro, estão no cardápio do evento. A novidade fica por conta de receitas resgatadas de um tempo em que a utilização de plantas nativas na alimentação era comum. Daí surge o frango com palma e frango com quiabo da lapa, ambos pratos elaborados com cactus. Seguindo a linha dos inusitados, utilizando folhas de árvores nativas de cerrado, estão o frango ao lobo e frango com quiababá, que remetem o visitante ao tempo da tropeiragem, quando burros e mulas transportavam pelas ruas os alimentos produzidos na região.

Como a história se constrói no dia a dia, a culinária também se modifica ao longo do tempo e novas receitas vêm sendo desenvolvidas, dando ares de modernidade a esta tradicional iguaria mineira. Segundo a produtora do evento, Cleide Greco, é assim, inovando o tradicional que surgem o frango com cogumelos, cocó ao vinho, cocota na panela, galeto temporá, ajeitadinho, galinha ao creme de milho, cocó ao pequi.

Para acompanhar a boa mesa, uma boa música: na segunda feira, 1º de novembro, ao final da tarde, uma roda de chorinho encerra a Feira de Artesanato Regional que acontece durante todo o evento no Largo do Comércio, no centro da localidade e bem próximo à cachoeira que leva o mesmo nome.

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.