"Bolsa Verde" incentiva conservação da mata nativa
Fazenda Engenho d’Água, no município de Ouro Preto, destina 80% de sua área à conservação da vegetação. Foto: Evandro Rodney |
Produtores rurais interessados em participar do Bolsa Verde, programa do Governo de Minas que concede incentivo financeiro para proprietários e posseiros, têm até o dia 31 de outubro para enviar propostas, de acordo com a Portaria do Instituto Estadual de Florestas (IEF) 106/2010. Os núcleos e escritórios regionais do IEF já receberam centenas de propostas para o programa, que promove a conservação da cobertura vegetal nativa em Minas Gerais.
De acordo com o IEF, o programa Bolsa Verde prevê a implantação da modalidade de apoio à manutenção da vegetação nativa existente, e, em 2011, terá início a segunda fase, incluindo também o apoio a ações de recuperação, restauração e recomposição florestal.
A meta do Instituto para 2010 é alcançar a conservação e manutenção de 25 mil hectares com vegetação nativa nas propriedades privadas. O Bolsa Verde vai conceder o pagamento de R$ 200 por hectare conservado, por ano. O primeiro pagamento deve ser efetuado no último mês de 2010.
Podem se candidatar produtores de qualquer região do Estado. As propostas podem ser individuais ou coletivas e passam por uma validação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), nos municípios em que estes conselhos estiverem já instituídos. As propostas recebem pontos de acordo com critérios que contemplam a existência da reserva legal, as boas práticas ambientais, como o uso de controle agroecológicos no combate a pragas e, no caso de propostas coletivas, a pontuação cresce na proporção do número de propriedades envolvidas, dentre outros itens.
Fonte: Agência Minas
Acho que a prefeitura de Araguari não tem instituído o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Se algum produtor da cidade quiser aderir a esse programa terá muito trabalho para atender tudo que exigem para receber esses recursos. Além disso, é bom saber que o atendimento é preferencial para grupos de produtores de uma única área e não para produtores isolados. Mas o email do IEF é conselhoadministracao.ief@meioambiente.mg.gov.br.
ResponderExcluirSinceramente, isto pra mim é uma maneira a mais pra proteger "certos" improdutivos do ideal da reforma agrária.
ResponderExcluir