Header Ads

Feijões ou Problemas

Corre na internet:

Reza a lenda que um monge, próximo de se aposentar, precisava encontrar um sucessor. Entre seus discípulos, dois já haviam dado mostras de que eram os mais aptos, mas apenas um o poderia. Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio, para por a sabedoria dos dois à prova: ambos receberiam alguns grãos de feijão, que deveriam colocar dentro dos sapatos, para então empreender a subida de uma grande montanha.

Dia e hora marcado, começa a prova. Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar. No meio da subida, parou e tirou os sapatos. As bolhas em seus pés já sangravam, causando imensa dor. Ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista.

Prova encerrada, todos de volta ao pé da montanha, para ouvir do monge o óbvio anúncio. Após o festejo, o derrotado aproxima-se e pergunta como é que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos:
- Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei.

Carregando feijões, ou problemas, há sempre um jeito mais fácil de levar a vida. Problemas são inevitáveis. Já a duração do sofrimento, é você quem determina.

Autor desconhecido
Enviada por: Natal Fernando da Silva

3 comentários:

  1. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional!
    Carlos Drummond de Andrade

    ResponderExcluir
  2. Quando se cozinha feijões há o inconveniente de não podê-los plantar posteriormente... Eu acho que se fosse eu nesta aventura colocaria os feijões nos sapatos e subia descalço com os feijões chulezentos nas mãos. Mas afinal um sábio jamais terá um sucessor...

    ResponderExcluir
  3. Existem vários métodos de resolução criativa de problemas e os mais famosos são os métodos judaicos, mas hoje temos vários sábios que para o serem bata o domínio das técnicas de resolução de problemas. Segundo o engenheiro metalúrgico Jairo Siqueira, formado em Ouro Preto, consultor de empresas e especialista em melhoria e gestão de processos organizacionais, existem dois tipos de problemas:
    OS BEM ESTRUTURADOS: são problemas claramente definidos, e cujas causas podem ser identificadas pela análise dos dados disponíveis. Na maioria das vezes, a solução decorre da formulação do problema e da análise sistematizada dos dados coletados. Normalmente, se a definição do problema e a análise dos dados forem bem feitas, a solução torna-se óbvia.
    OS MAL ESTRUTURADOS: estes problemas são ambíguos, sem uma definição muito clara dos caminhos a seguir para sua resolução e podem ter várias soluções com diferentes graus de eficácia. São problemas que requerem uma abordagem especulativa e a exploração de idéias sob diversas perspectivas.
    Mas qualquer que seja a natureza e complexidade do problema, sua solução efetiva se fundamenta em 3 estágios:
    DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: uma descrição clara do que está ocorrendo e precisa ser solucionado. Obtenção de informações relevantes sobre o problema e suas prováveis causas.
    SOLUÇÃO DO PROBLEMA: geração de idéias para neutralização das causas e seleção da idéia mais apropriada.
    IMPLEMENTAÇÃO DA SOLUÇÃO: planejamento e execução das medidas para solucionar o problema.
    Há diversas estratégias para a realização destes três estágios.
    É claro que na estória do monge não consta os objetivos dos feijões, senão a disputa de um cargo, muito menos que esses feijões seriam destinados a uma lavoura ou quanto tempo ficaria no sapato, etc. Ao que parece, o objetivo dos feijões era somente causar dor, testar a criatividade dos discípulos para resolver problemas e ver os melhores resultados.

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.